Parisienses votaram em um referendo no último domingo (4) para decidir se deveria ou não ter o aumento nas tarifas. 78.121 parisienses participaram da votação, e 54,55% deles optaram pelo aumento da taxa. Imagem de trânsito em Paris
Benoit Tessier/Reuters
O preço do estacionamento das grandes e espaçosas SUVs devem triplicar em Paris em setembro. A medida vem em linha com a política da capital francesa de buscar planos para se tornar uma cidade mais amigável para as bicicletas.
Os parisienses votaram em um referendo no último domingo (4) para decidir se deveria ou não ter o aumento nas tarifas. 78.121 parisienses participaram da votação, e 54,55% deles optaram pelo aumento da taxa.
“Você realmente precisa de uma SUV em Paris?” disse Juliette Bruley, de 27 anos, em um posto de votação perto de Montmartre. “Levo meu filho de bicicleta, sempre encontramos soluções.”
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“Esta votação é mais um passo em direção a uma cidade mais saudável, mais pacífica e menos poluída”, escreveu a página da cidade de Paris, no X (antigo Twitter). A nova tarifa também se aplicará a carros elétricos de 2 toneladas ou mais.
“Mais pesados, mais perigosos, mais poluentes… as SUVs são um desastre ambiental”, disse o vice-prefeito, Emmanuel Gregoire, na rede social X.
A medida acontece um ano depois de os moradores da cidade votarem pela proibição das e-scooters.
Paris x carros
Segundo a Câmara Municipal de Paris, houve um salto de 71% no uso de bicicletas entre o fim dos lockdowns e 2023. Além disso, mais de 80 km de ciclovias foram criadas desde 2020.
Em setembro de 2022, a primeira-ministra francesa, Elisabeth Borne, anunciou o lançamento de um novo plano destinado a favorecer o acesso da população às bicicletas e que contará com financiamento de € 250 milhões (R$ 1,3 bilhão).
Entenda mais sobre o plano da primeira-ministra francesa
As mudanças, porém, enfureceram os motoristas. As SUVs tornaram-se cada vez mais populares na França.
“Vai custar cerca de 200 euros (R$ 1.070) por dia para estacionar. Isso é extremamente caro. A vida é cara, ter crianças é caro”, disse Laure Picard, de 37 anos. “O objetivo é pararmos de usar nosso carro, mas precisamos dele para sair de Paris durante feriados e fins de semana.”
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