Levantamento do Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações mostra que quase todos os colégios têm acesso à internet, mas falta de tablets, computadores e notebooks ainda é obstáculo significativo para uma educação mais conectada. Velocidade de download só está adequada em 11% das instituições de ensino. Alunos de escola estadual no Satélite Íris, em Campinas
Reprodução/EPTV
💻Menos de um terço (29%) das escolas públicas brasileiras possui algum tipo de equipamento tecnológico para os alunos acessarem a internet — seja um tablet, um notebook ou um desktop.
📱E, mesmo nesse grupo, o número de equipamentos é insuficiente: a média é de apenas uma máquina para cada 10 estudantes.
Os dados acima, divulgados nesta quinta-feira (23), fazem parte do levantamento “Panorama da qualidade da Internet nas escolas públicas brasileiras”, realizado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Tecnologia de Redes e Operações (Ceptro.br), do Núcleo de Informação e Coordenação do Ponto BR (NIC.br).
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A partir de informações do Censo Escolar da Educação Básica 2023 e de uma rede de monitoramento de conectividade (Medidor Educação Conectada), ficou evidente também que:
✏️A maior parte (89%) das escolas públicas tem acesso à internet, mas só 62% delas disponibilizam a rede para tarefas relacionadas à aprendizagem (algumas só usam a conexão para tarefas burocráticas na secretaria, por exemplo).
🛜Apenas 11% dos colégios com ensino fundamental e ensino médio têm planos de internet na velocidade de download considerada adequada pela Estratégia Nacional de Escolas Conectadas. Esse documento, lançado em setembro de 2023 pelo governo federal, prevê que as escolas ofereçam 1 Mbps por aluno no turno que for mais movimentado (o suficiente para fazer transmissões ao vivo).
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