Vice-presidente enviou carta aos opositores venezuelanos María Corina Machado e Edmundo González. Democrata disse que comunidade internacional monitora situação no país. Kamala Harris, vice-presidente dos EUA, em discurso durante a conferência de segurança de Munique
Andreas Gebert/Reuters
A vice-presidente dos Estados Unidos, Kamala Harris, cobrou transparência do governo Nicolás Maduro e pediu a publicação das atas eleitorais da Venezuela. Uma carta da democrata foi divulgada pela oposição venezuelana, nesta sexta-feira (23).
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A carta indica que Kamala estava respondendo a mensagens enviadas pelos opositores María Corina Machado e Edmundo González. O documento foi assinado no dia 16 de agosto.
Kamala afirmou que reconhece que existe um sistema de repressão e censura contra quem se recusa a aceitar o resultado das eleições de 28 de julho.
Maduro foi dado como vencedor do pleito pelo Conselho Nacional Eleitoral. O resultado foi respaldado pela Suprema Corte da Venezuela nesta semana. Por outro lado, a oposição garante que Edmundo González venceu as eleições com base nas atas impressas das urnas eletrônicas.
Até agora, as autoridades eleitorais da Venezuela não divulgaram as atas. A Justiça, controlada por chavistas, emitiu apenas uma declaração afirmando que os documentos foram periciados e confirmam a vitória de Maduro.
Na carta enviada à oposição da Venezuela, Kamala disse que os acontecimentos recentes envolvendo as eleições indicam que são necessárias mais transparência e responsabilidade no sistema eleitoral da Venezuela.
“Os Estados Unidos apoiam o desejo do povo venezuelano por paz e mudança democrática após anos de corrupção governamental, abuso de poder e má gestão econômica”, escreveu a vice-presidente.
Kamala também pediu para que as forças de segurança da Venezuela assegurem os direitos humanos e a liberdade de expressão. Ela afirmou que a comunidade internacional está monitorando a situação do país e condena atos de violência.
“Vamos continuar encorajando as partes na Venezuela para começar as discussões para uma transição respeitosa e pacífica, de acordo com a lei eleitoral e o desejo do povo venezuelano”, afirmou.
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Ultimas Noticias
- Serviço especializado de saúde da pessoa idosa será oferecido em Tenente Portela
- Médico Psiquiatra Dr. Bruno Guidolin proferiu a palestra em alusão ao setembro amarelo.
- Município cobra melhorias de recomposição asfáltica pós obras da Corsan
- Prefeitura de Jóia iniciou coleta seletiva do lixo
- Vereador Busnello apresenta emenda aditiva ao PPA para construção de rua coberta em Ijuí
- Vereador cobra falta de concurso público em Ijuí
- Ijuí é o segundo município mais competitivo do RS
- HCI reúne prefeitos da região para apresentar serviços e ouvir demandas da saúde