O que há de novo

    Polícia Civil prende foragido líder de organização criminosa atuante em Cruz Alta e região

    18 de julho de 2025

    Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana

    18 de julho de 2025

    Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste

    18 de julho de 2025
    o Facebook Twitter Instagram
    Ultimas Noticias
    • Polícia Civil prende foragido líder de organização criminosa atuante em Cruz Alta e região
    • Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana
    • Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste
    • Vereador Chico Ortiz avalia ações do primeiro semestre de 2025
    • Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”
    • Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia
    • Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições
    • Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul
    o Facebook Twitter Instagram YouTube
    zstvijui.com.brzstvijui.com.br
    • Home
    • Brasil

      Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”

      18 de julho de 2025

      Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia

      18 de julho de 2025

      Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

      17 de julho de 2025

      Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul

      17 de julho de 2025

      Mulheres são 79% dos inscritos para o programa CNH Social no Rio Grande do Sul

      11 de julho de 2025
    • Mundo

      Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

      11 de julho de 2025

      Robert Prevost, de 69 anos, dos Estados Unidos é o novo papa

      8 de maio de 2025

      Empréstimo consignado para trabalhadores CLT começa nesta sexta

      21 de março de 2025

      Comissão Especial do Rotativo aborda desafios e alternativas para o estacionamento na cidade de Ijuí

      21 de março de 2025

      Banco Central identifica vazamento de dados de usuários do Pix

      17 de março de 2025
    • Esportes

      ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

      23 de maio de 2025

      Ijuí realiza 2ª edição do Campeonato Municipal de Padel

      7 de abril de 2025

      Com objetivo de valorizar cada vez mais as categorias de base, direção do São Luiz confirma participação no Campeonato estadual Sub-15, Sub-17 e Sub-20

      11 de março de 2025

      Após a vitória em Bagé, São Luiz aguarda adversário para a decisão da Taça Farroupilha

      24 de fevereiro de 2025

      São Luiz confirmou a participação no Gauchão Sub 17 e Sub 20

      14 de fevereiro de 2025
    • Politica

      Vereador Chico Ortiz avalia ações do primeiro semestre de 2025

      18 de julho de 2025

      Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”

      18 de julho de 2025

      Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia

      18 de julho de 2025

      Plano Safra 25/26 prevê R$ 89 bilhões para agricultura familiar

      30 de junho de 2025

      Governador Eduardo Leite reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas

      27 de junho de 2025
    • Saude

      Programa do governo gaúcho disponibilizará mais 100 leitos hospitalares para suprir aumento da demanda no inverno

      7 de julho de 2025

      Audiência Pública discute obrigações legais para melhor atendimento aos idosos

      7 de julho de 2025

      HCI conclui reforma de unidade 100% SUS

      27 de junho de 2025

      Frente Parlamentar em apoio à construção do Hospital do Câncer Infantil e UTI Pediátrica do HCI é Instituída

      25 de junho de 2025

      Cerimônia de abertura da Capacitação dos Visitadores dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz acontece em Ijuí

      23 de junho de 2025
    • Economia

      Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste

      18 de julho de 2025

      Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

      11 de julho de 2025

      Audiência Pública abordará Projetos importantes para a previdência dos servidores municipais

      4 de julho de 2025

      Município de Ijuí reajusta valores de passagens do transporte coletivo urbano

      4 de julho de 2025

      Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025

      30 de junho de 2025
    • Educação

      Secretaria Municipal de Educação de Ijuí promove a Semana Municipal do Conviver

      20 de junho de 2025

      ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

      23 de maio de 2025

      Secretaria de Educação de Ijuí promove formação sobre tecnologia e inclusão

      14 de abril de 2025

      Semana Municipal de Conscientização do Autismo é oficialmente aberta em Ijuí

      2 de abril de 2025

      Governo lança dois editais da Lei de Incentivo à Cultura com investimento total de R$ 40 milhões

      1 de abril de 2025
    • + Noticias
      • Turismo
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
    zstvijui.com.brzstvijui.com.br
    Início » Alunos brasileiros leem muito devagar, não entendem frases e sentem vergonha, alertam professores; uso de telas agrava problema
    Educação

    Alunos brasileiros leem muito devagar, não entendem frases e sentem vergonha, alertam professores; uso de telas agrava problema

    Reuters - TecnologiaDe Reuters - Tecnologia9 de setembro de 2024Nenhum comentário11 minutos lidos
    alunos-brasileiros-leem-muito-devagar,-nao-entendem-frases-e-sentem-vergonha,-alertam-professores;-uso-de-telas-agrava-problema
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Entenda por que falta de fluência na leitura pode atrapalhar autoestima e desempenho escolar dos estudantes. Problemas na alfabetização: o que é fluência leitora e por que ler devagar é preocupante
    Sabe quando a criança está começando a ser alfabetizada e ainda não consegue ler com ritmo? Em voz alta, ela decifra sílaba por sílaba, bem vagarosamente: “A caaaaa-saaaa é boo-nniii-taa.”
    É uma etapa natural do processo de aprendizagem. O problema é que, no Brasil, alunos estão chegando ao 4º ou 5º ano ainda com essa dificuldade, alertam acadêmicos, especialistas em educação e professores ouvidos pelo g1.
    🚨E por que isso é preocupante? Os estudantes levam tanto tempo para chegar ao final de uma frase que esquecem o que estava escrito no comecinho da sentença. Resultado: não conseguem entender histórias, legendas de filmes ou placas de rua.
    Ouça exemplos reais de dois alunos lendo o mesmo texto e perceba a diferença:

    “No topo de uma montanha solitária, um lobo chamado Lúcio vivia em sua toca. Ele era conhecido por sua feroz natureza e pela solidão…”
    ➡️Com o tempo, esses estudantes como o do 1º áudio passam a ter dificuldade também nas outras disciplinas da escola – não conseguem ler e interpretar um enunciado de matemática, história ou ciências – e ficam com vergonha de pedir ajuda, sobretudo na adolescência. É uma “bola de neve”.
    “Na minha turma [de alunos de 9 anos], muitos ainda estão ‘silabando’. Se peço para explicarem o que acabaram de ler, não sabem responder”, conta Raquel Nascimento, professora da rede pública de Campinas (SP).
    Depois da pandemia, com o uso ainda mais frequente de telas [leia mais abaixo], houve uma piora sensível também na questão da concentração, diz a docente. “Eles [alunos] perdem o foco antes do fim da frase. Como que lerão um capítulo inteiro?”
    Esses podem ser sinais de problemas na fluência leitora, que considera:
    velocidade (quantas palavras por minuto são lidas);
    precisão (a criança lê corretamente ou acaba confundindo as sílabas e lendo “lua”, em vez de “rua”?);
    e entonação (ela faz um tom de pergunta quando tem interrogação? Não dar a “melodia” correta também atrapalha o entendimento).
    Os três fatores, aliados ao vocabulário e ao repertório do aluno, são essenciais para a habilidade de interpretação de texto.
    “Ser fluente na leitura significa ver uma palavra e entender o sentido dela rapidamente. É preciso ler com expressividade, demonstrando estar compreendendo a frase”, explica Isabel Frade, presidente emérita da Associação Brasileira de Alfabetização e professora da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).
    📖Nesta reportagem, você verá:
    por que o problema da fluência é maior entre alunos de escolas públicas;
    quais as origens dessas dificuldades (uso abusivo de telas, por exemplo é um dos inimigos);
    o que fazer na escola e em casa para que a criança leia de forma adequada, na velocidade certa.
    📚‘Poço sem fundo’: desempenho dos brasileiros em testes de leitura acende alerta
    Nos exames oficiais, tanto brasileiros quanto internacionais, o Brasil vem registrando números preocupantes:
    Em 2023, na estreia do país no Pirls (Progress in International Reading Literacy Study), 38% dos estudantes brasileiros do 4º ano do ensino fundamental não dominavam as habilidades básicas de leitura. Só 13% foram classificados, segundo a avaliação, como proficientes. Na 39ª posição entre 43 países, o Brasil ficou atrás de nações pobres, como Azerbaijão e Uzbequistão.
    Microdados divulgados em 2023 a partir de dados do Pisa (outro exame internacional) mostraram que, em 2018, o texto mais longo lido por 66,3% dos alunos brasileiros de 15 e 16 anos não passava nem de 10 páginas.
    No Ideb 2023 (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), que considera conhecimentos de matemática e leitura, o país não bateu a meta que era prevista ainda para 2021 nem no 9º ano do fundamental, nem no 3º do ensino médio.
    O problema é que nenhuma dessas avaliações consegue mostrar exatamente qual é o ponto mais crítico: os alunos demoram muito para decifrar as sílabas? Falta vocabulário? Por que não estão entendendo nem conteúdos simples?
    ➡️Estudo detecta que alunos da rede pública leem mais devagar
    Para ter mais pistas sobre a fluência leitora dos alunos brasileiros, pesquisadores de instituições americanas (Universidade Johns Hopkins, Universidade Virgínia, Universidade de Nova York e Quality Leadership) e brasileiras (Fundação Getúlio Vargas, Universidade Federal Rural de Pernambuco, Instituto Ler+ e Escribo) organizaram o seguinte experimento:
    gravaram mais de 14 mil alunos (do 2º ao 5º ano, em diferentes estados) lendo textos de 156 palavras (aproximadamente 13 linhas);
    contaram quantas palavras eles liam por minuto, avaliaram se estavam dando a entonação correta às frases e testaram se cada um entendeu o conteúdo.
    Os resultados do estudo científico, ainda em fase de revisão de pares, mostraram uma diferença significativa: enquanto os alunos de escolas públicas leram, em média, 72 palavras corretas por minuto, os de particulares atingiram a marca de 94.
    “O Pisa, por exemplo, não avalia a fluência dos alunos, mas vimos que está tudo interligado: em geral, quando melhoro 10 pontos na fluência, subo 6 pontos na compreensão. Sabemos que investir na fluência não vai ser a salvação, porque é necessário trabalhar vocabulário e conhecimento de mundo, mas já seria uma grande ajuda”, afirma Américo Amorim, pesquisador afiliado da Universidade de Nova York.
    Um elemento está associado ao outro: quanto mais a criança ler, mais palavras novas ela conhecerá, declara ao g1 Nuno Crato, economista e ex-ministro da Educação em Portugal.
    “Saber ler bem é uma porta para o mundo. Nas nossas conversas à mesa ou no ônibus, temos diálogos limitados: ‘chega aí!”, ‘amanhã, falamos!’. A leitura é que vai nos apresentar a textos mais complexos que dão maior conhecimento do mundo”, diz. “A fluência é um passo essencial para isso.”
    🧩Por que os alunos estão com tanta dificuldade?
    Biblioteca da Escola Oscar de Castro, que recebe alunos do ensino infantil ao fundamental em tempo integral, em João Pessoa
    Prefeitura de João Pessoa/Divulgação
    Segundo os especialistas ouvidos pelo g1, os fatores determinantes são:
    menor acesso a livros por famílias de baixa renda;
    formação de professores, em geral, defasada, com cursos de pedagogia que não abordam a alfabetização em profundidade;
    falta de atividades lúdicas que explorem relações fonêmicas ainda na educação infantil;
    ausência de hábito de leitura por parte das pessoas que convivem com a criança;
    período prolongado de fechamento das escolas durante a pandemia;
    contato excessivo com telas.
    “Em salas de 25 alunos, no 4º ano, a maioria consegue só identificar as letras, mas não as palavras. São diferentes explicações: algumas são neurodivergentes, mas nunca tiveram um diagnóstico. Outras não têm nenhum livro em casa”, conta a professora Rebeca Café, que trabalha em uma escola pública de São Paulo.
    “Sinto que as tecnologias trazem tantas facilidades para as crianças que deixam o cérebro delas mais ‘preguiçoso’. Elas conseguem digitar, mas não sabem escrever a lápis.”
    A própria Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), em relatório divulgado em julho de 2023, alerta que os celulares estão prejudicando o foco dos estudantes.
    Outro estudo, feito pela Universidade de Stavanger, na Noruega, em 2012, diz que apenas “scrollar” um site, em vez de virar a página de um livro físico, atrapalha a memória e prejudica a interpretação.
    E a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, mostrou que esse excesso de tecnologia leva a prejuízos na comunicação, problemas no sono e atrasos no desenvolvimento cognitivo.
    📙O que fazer para estimular a fluência?
    Crianças devem ser estimuladas a ler
    Pexels/Cottonbro Studio
    Investir na formação de professores
    Américo Amorim reforça a importância melhorar os cursos de licenciatura.
    “Recebo muitos relatos de professores que se frustram porque não aprenderam adequadamente sobre alfabetização na faculdade. Alguns só vão conhecer as brincadeiras com sílabas na pós-graduação. Deveríamos investir em uma interdisciplinaridade maior das humanidades: fonoaudiologia, educação e psicologia precisam caminhar juntas”, diz.
    Rebeca confirma que, no caso dela, foi preciso buscar outros recursos de formação por conta própria.
    “Não se aprende direito a alfabetizar na universidade. A gente precisa procurar especialização – e, em geral, se não tiver poder aquisitivo, não vai receber nenhum estímulo financeiro para ajudar”, relata.
    🥁Propiciar atividades lúdicas e repetidas
    Se você não for advogado, vai ter um pouco de dificuldade para ler aqueles textos muito técnicos, cheios de “juridiquês”, certo? Ou, se não for religioso, talvez “empaque” em um trecho da Bíblia.
    São exemplos para que você perceba como a familiaridade com determinado gênero textual pode nos ajudar a compreendê-lo mais facilmente.
    “Se a criança já viu muitas vezes a estrutura de ‘era uma vez uma princesa que vivia em um castelo’, ela vai se apropriar disso. Quanto mais vezes ela vir uma palavra, mais rapidamente irá reconhecê-la”, esclarece Isabel Frade.
    Não significa, claro, que os alunos devam fazer exercícios exaustivos e tediosos de repetição – tudo deve ser lúdico.
    Por exemplo: o docente pode escolher uma história para aquela semana de aula. Em alguns momentos, quando for ler em voz alta um trechinho, pode retomar o que estava no começo da narrativa.
    “Se forem 5 ou 10 minutos por dia de repetição, de 3 a 4 vezes por semana, já veremos os benefícios da repetição”, afirma Amorim. “Pode ler um parágrafo na 2ª feira e fazer uma roda de conversa, depois voltar ao mesmo trecho na 3ª feira e montar outra atividade divertida. Os circuitos neurais vão criando essa automatização da leitura.”
    😀Preocupar-se sempre com a entonação
    Os professores (e os familiares, se puderem) devem sempre se atentar à entonação da leitura: pausas em pontos-finais e vírgulas, tom de pergunta quando há interrogação…
    Atividades de teatrinho, por exemplo, ajudam as crianças a prestar atenção no conteúdo e detectar a “emoção” correta do que estão lendo.
    🗨️Sempre monitorar a interpretação de texto
    Um exercício comum, na fase inicial da alfabetização, é ir aumentando a frase aos poucos, sempre lendo tudo do começo.
    “O gato
    O gato tomou
    O gato tomou muito
    O gato tomou muito leite.”
    Se a criança estiver com dificuldade na fluência, vai terminar de ler a última frase sem saber responder quem tomou o leite.
    Cabe ao professor tentar descobrir se o problema é a baixa velocidade de leitura (que faz com que o aluno esqueça o que estava no começo da linha) ou a falta de vocabulário/repertório (ele pode nunca ter um visto um gato tomando leite, por exemplo, ou não saber o que uma das palavras significa).
    📈Traçar diagnósticos constantes
    Uma forma simples de avaliar a velocidade de leitura é ligar um cronômetro e contar quantas palavras o aluno lê corretamente por minuto.
    No estudo citado mais acima, os estudantes fluentes do 4º ano, em escolas particulares, conseguiram ler 89 termos nesse tempo, e os avançados, 104. Na mesma faixa etária, uma criança iniciante da escola pública decifrou apenas 27 vocábulos.
    É claro que não é viável fazer avaliações individuais diariamente, considerando o tempo que cada uma toma e o tamanho das turmas. Mas, com uma frequência bimestral, por exemplo, torna-se mais fácil detectar quais alunos precisam de reforço.
    E importante: leituras em voz alta durante as aulas sempre darão pistas sobre o estágio em que a turma se encontra na alfabetização. As avaliações diagnósticas são instrumentos para nortear a dinâmica e o conteúdo do que será trabalhado em sala.
    “Eu monto grupos de quatro alunos misturando, em cada um, crianças fluentes e crianças que estão ‘silabando’. Vejo muitos resultados, porque uma colabora com a outra. Quem termina primeiro fica ajudando os demais”, conta a professora Raquel.
    👨‍👨‍👦‍👦Em casa, os pais podem ajudar?
    Sim! Mesmo que você também tenha dificuldades em leitura, pode pedir dicas para a escola de como auxiliar a criança: um jogo educativo feito em casa, por exemplo, tem baixo custo e proporciona a todos um contato prazeroso com as palavras.
    Veja outras sugestões:
    ler em voz alta (pode ser a própria criança contando uma história ao irmãozinho ou aos pais);
    explorar outdoors nas ruas;
    buscar vídeos da internet que tenham legenda e conteúdo apropriado;
    cantar uma música enquanto acompanha a letra escrita;
    passear em livrarias e bibliotecas;
    deixar livros ao alcance das crianças em casa e estimular o interesse por eles.
    Outros vídeos

    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Whatsapp Reddit Tumblr E-mail
    Reuters - Tecnologia

    Noticias Relacionadas

    Secretaria Municipal de Educação de Ijuí promove a Semana Municipal do Conviver

    20 de junho de 2025

    ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

    23 de maio de 2025

    Secretaria de Educação de Ijuí promove formação sobre tecnologia e inclusão

    14 de abril de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Natureza

    Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana

    18 de julho de 2025

    Produção gaúcha de grãos deve ultrapassar 33 milhões de toneladas na safra 2024/2025

    11 de julho de 2025

    Produtores de Leite serão homenageados pelo município de Ijuí

    11 de julho de 2025

    Ijuí realiza mais uma edição da Fecolônia

    4 de julho de 2025
    Encontre Nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo
    Região

    Polícia Civil prende foragido líder de organização criminosa atuante em Cruz Alta e região

    De admin18 de julho de 20250

    A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO…

    Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana

    18 de julho de 2025

    Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste

    18 de julho de 2025

    Vereador Chico Ortiz avalia ações do primeiro semestre de 2025

    18 de julho de 2025
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : seuemail@hotmail.com
    WhatsApp: (00)-12345-6789

    Ultimas Noticias

    Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”

    18 de julho de 2025

    Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia

    18 de julho de 2025

    Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

    17 de julho de 2025

    Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul

    17 de julho de 2025

    Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

    11 de julho de 2025
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp :(00)-00000-0000

    Celular :(00)-00000-0000.

    Celular :(00)-00000-0000

    Redação :(00)-00000-0000

    Email: seuemailaqui@hotmail.com

    Email: seuemailaqui@hotmail.com

    o Facebook Twitter Instagram Pinterest
    • Home
    • Quem Somos
    Portal News Color © 2025 Todos direitos reservados

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.