O enviado do Irã nas Nações Unidas disse que Irã vai adotar todas as medidas necessárias para dar uma resposta a Israel, após o embaixador do país no Líbano ficar ferido no episódio das explosões de pagers do Hezbollah. Uma carta com as informações foi publicada nesta quarta-feira (18).
O Hezbollah é um dos aliados do Irã e, historicamente, se opõe a Israel. O grupo é uma organização política que tem base no Líbano e possui um braço armado considerado extremista.
Na terça-feira, pagers usados para comunicação do Hezbollah explodiram em uma ação coordenada, deixando mortos e milhares de feridos. Israel não assumiu a autoria do ataque. Entretanto, autoridades dos EUA foram avisadas pelo governo israelense da operação, segundo a Associated Press.
Na carta enviada à ONU, o Irã pediu para que o secretário-geral António Guterres condene a “ação terrorista e o crime hediondo” que Israel cometeu contra o embaixador do país no Líbano.
Segundo o enviado iraniano, a ação que provocou a explosão de pagers violou a soberania do Líbano. Como uma autoridade do país ficou ferida na operação, o Irã diz que tem o direito de responder Israel com base nas regras do Direito Internacional.
Esta não é a primeira vez que o Irã ameaça dar uma resposta a Israel. Em julho, o país prometeu punir os israelenses pela morte do então chefe do Hamas, Ismail Haniyeh. O terrorista foi morto em um bombardeio em Teerã, a capital do Irã.
Ultimas Noticias
- Serviço especializado de saúde da pessoa idosa será oferecido em Tenente Portela
- Médico Psiquiatra Dr. Bruno Guidolin proferiu a palestra em alusão ao setembro amarelo.
- Município cobra melhorias de recomposição asfáltica pós obras da Corsan
- Prefeitura de Jóia iniciou coleta seletiva do lixo
- Vereador Busnello apresenta emenda aditiva ao PPA para construção de rua coberta em Ijuí
- Vereador cobra falta de concurso público em Ijuí
- Ijuí é o segundo município mais competitivo do RS
- HCI reúne prefeitos da região para apresentar serviços e ouvir demandas da saúde