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    Início » Honda NXR 160 Bros: o que há de positivo e negativo na trail mais vendida do país; veja a avaliação
    Esportes

    Honda NXR 160 Bros: o que há de positivo e negativo na trail mais vendida do país; veja a avaliação

    adminDe admin9 de outubro de 2024Nenhum comentário9 minutos lidos
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    Melhorias estão na facilidade de pilotagem e principalmente no novo design, mas a motocicleta fica devendo os freios ABS nas duas rodas. Honda Bros perdeu 0,4 cv de potência para se adequar ao novo marco regulatório de emissões de poluentes
    Divulgação | Honda
    A Honda apresentou na última sexta-feira (4) a nova NXR 160 Bros 2025. A motocicleta chega à sétima geração com mudanças importantes para torná-la mais fácil de pilotar e mais segura, na tentativa de conquistar ainda mais consumidores.
    Desde 2003, quando foi lançada, mais de 3,1 milhões de brasileiros escolheram um exemplar da Bros para botar na garagem. Hoje, ela é a quarta moto mais vendida do país, com 115.317 unidades emplacadas de janeiro a setembro de 2024.
    A Bros só fica atrás de três irmãs de marca, a CG 160 (330 mil unidades), Biz (213 mil) e Pop 110i ES (122 mil) no ranking de mais emplacadas em 2024.
    O novo modelo da Trail foi colocado à prova pelo g1, e você confere abaixo os pontos positivos e negativos da nova Bros.
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    Nova Bros ganhou faróis e lanternas de LED
    Divulgação | Honda
    Líder entre as Trail
    Em quarto lugar no ranking geral, a Bros reina isolada em sua categoria. São três vezes mais emplacamentos que a segunda colocada, a Yamaha XTZ 250 nos nove primeiros meses deste ano. A Yamaha Crosser 150, concorrente direta, surge apenas na quarta posição.
    Veja a lista abaixo.
    Honda NXR 160 Bros: 115.317 unidades;
    Yamaha XTZ 250: 35.344 unidades;
    Honda Sahara 300: 33.835 unidades;
    Yamaha Crosser 150: 27.645 unidades;
    Honda XRE 190: 22.709 unidades;
    Shineray XY 125: 20.512 unidades;
    BMW G310 GS: 2.113 unidades;
    Haojue NK 150: 1.372 unidades;
    Honda XR 300L Tornado: 1.293 unidades;
    Dafra NH 190: 1.159 unidades;
    De 2020 a 2023, o volume de vendas da Bros passou de 107 mil para 139 mil unidades. Segundo Luiz Gustavo Guereschi, supervisor de relações públicas da Honda Motos, o objetivo é chegar a 180 mil unidades até o fim de 2024.
    “Temos uma média mensal de 12 mil Bros emplacadas por mês e queremos chegar a 14 mil ao mês até o fim do ano”, afirma Guereschi.
    Para dar um gás extra, a sétima geração tem novo design, faróis e lanternas de LED e opção de freio com ABS. (saiba mais adiante)
    São duas versões, veja abaixo.
    Honda NXR 160 Bros CBS: R$ 20.490 (anterior custava R$ 19.060);
    Honda NXR 160 Bros ABS: R$ 21.390 (versão inédita).
    Já vimos antes
    Farol da nova Bros é compartilhado também pelas Honda Tornado e XRE 190
    Divulgação | Honda
    A sétima geração da NXR 160 Bros trouxe mudanças técnicas importantes, mas adotou peças já utilizadas em outras motos do portfólio da fabricante japonesa. Segundo a Honda, os faróis de LED da Bros também são compartilhados pela nova Tornado e pela XRE 190, assim como o painel e instrumentos.
    De acordo com a fabricante, a adoção das mesmas peças fez com que o custo de produção fosse menor. Mesmo adotando estratégias para economizar, o valor de entrada da moto subiu R$ 1.430.
    A vantagem é que o LED é facilmente percebido por quem os vê pelos retrovisores, o que aumenta a segurança dos motociclistas no trânsito.
    Já os mostradores do painel são no estilo blackout, com fundo escurecido e números claros. Por ali, dá para ver a velocidade, conta-giros, nível de combustível e as funções de quilometragem total, parcial (para medir distâncias de viagens) e média de consumo. Os dois últimos são novidades, deixando o mostrador mais completo.
    NXR 160 Bros 2025 tem o mesmo painel de instrumentos da XRE 190
    divulgação/Honda
    Frente a frente com a geração anterior, a Bros ficou visualmente mais robusta. O que proporcionou essa sensação de ser uma moto maior foi o novo design aplicado na região do tanque. Por não ser externo, ou seja, agora o reservatório de combustível fica escondido sob a carenagem de plástico, o time de designers conseguiu esculpir um formato mais esguio para a Trail.
    Desta forma, tanto o banco quanto a parte onde se encaixam os joelhos ficaram mais finos, mas não menos confortáveis. Ao subir na Bros, fica evidente a melhoria: o banco é confortável na medida correta e o encaixe para os joelhos permite manobras ágeis ao mexer a cintura.
    Apesar de ter mantido os 83 cm de altura do assento com relação ao chão, o que poderia intimidar pessoas mais baixas, até pilotos com menos de 1,70m conseguem subir na moto e colocar as pontas dos pés no chão com tranquilidade. Comparativamente às scooters, que normalmente são as motos mais baixas, a Bros tem banco apenas 4 cm mais alto que o da Shineray Urban, por exemplo.
    O tanque é interno, o que possibilitou desenhar apliques plásticos mais aerodinâmicos e que encaixassem melhor as pernas do piloto
    Divulgação | Honda
    O banco de novo desenho permite ainda que o garupa não escorregue para cima do piloto em frenagens. E, após rodar quase 200 km, fica claro que o assento só começa a apresentar algum desconforto depois de mais de três horas de viagem ininterrupta.
    A Trail é leve (apenas 136 kg), o que resulta em rápidas mudanças de direção e um controle sob o modelo que é difícil de encontrar em modelos aventureiros mais sofisticados e caros. Ou seja, a Bros é uma Trail fácil de pilotar. Mais fácil de manobrar até do que a Honda CG 160, que já é uma das motos mais intuitivas do mercado brasileiro.
    A posição de guiar é outro ponto que foi aprimorado pela Honda. O guidão ganhou ângulo mais aberto, com uma pegada mais aventureira, o que se traduz em uma posição mais natural para pilotar. Em resumo, os braços não cansam mesmo após horas de estrada. Contudo, por ter um ângulo mais aberto, pode ter ficado mais difícil rodar com a Bros nos corredores das grandes cidades.
    Honda NXR 160 Bros tem roda de 19 polegadas na dianteira e 17 polegadas na traseira
    Vinicius Montoia | g1
    Menos potente, mas mais segura
    Assim como a maior parte dos lançamentos da Honda em 2024, a Bros também passou por uma mudança técnica em seu propulsor para atender o Programa de Controle da Poluição do Ar por Motociclos e Veículos Similares (Promot), que chega à quinta fase e começa a valer a partir de 1º de janeiro de 2025.
    Com isso, a Honda fez alterações apenas na eletrônica do motor, deixando-o com menos potência do que na geração anterior. Assim, a moto que antes entregava 14,7 cv de potência com etanol e 14,5 cv com gasolina, passa a entregar 14,3 cv e 14,2 cv, respectivamente. O torque permanece o mesmo, com 1,45 kgfm com etanol e 1,44 kgfm com gasolina.
    Porém, o que fez com que a Bros ficasse mais confortável de guiar, sobretudo na estrada, foi a alteração da quinta marcha do câmbio de cinco velocidades. A última engrenagem ficou 3,6% mais longa, ou seja, é possível rodar em velocidade de cruzeiro com menor ruído, menos vibração e melhor consumo de combustível.
    Honda Bros 2025 encara com facilidade off-road leve e se sai bem também na estrada
    Divulgação | Honda
    Assim, a Bros que já era econômica, certamente se encaixa entre as motos mais econômicas do Brasil, com média de 47 km/l quando está abastecida com gasolina. No teste, foi possível registrar um consumo levemente superior ao medido oficialmente pelo Instituto Mauá, com média de 47,3 km/l.
    Com etanol, a Trail de entrada faz 35 km/l e, por ter um tanque de 12 litros, a autonomia gira em torno de 560 km (gasolina) e 420 km (etanol).
    De volta aos ruídos, o conforto acústico foi mais um ponto positivo. A 95 km/h, com a quinta marcha engatada, o painel mostrava que o giro do motor estava a 5.500 rotações por minuto, um giro baixo para uma moto de entrada.
    Para se ter noção, o motor da Shineray Storm 200, com a sexta marcha engatada, apresenta 7.000 giros na mesma velocidade da Bros.
    O g1 rodou quase 200 km com a nova Honda Bros e a facilidade de pilotagem foi o que mais chamou atenção nesse primeiro contato com o modelo
    Vinicius Montoia | g1
    A segurança também foi outro ponto que recebeu incrementos. A configuração mais cara possui ABS, o que é um ponto positivo. Faltou o ABS também na roda traseira, que poderia ter elevado ainda mais a confiança do motociclista.
    Ainda assim, a versão de entrada (CBS) é a que apresenta frenagem mais curta na prova de 60 km/h até a parada total. Enquanto a Bros ABS cumpre a prova em 17,6 metros, a CBS realiza a mesma frenagem em 16,7 metros, resultado 1,2 metro melhor. Os números são de teste independente realizado pelo Instituto Mauá. Isso, sim, é capaz de salvar vidas.
    Outro fator que colaborou para a melhoria da pilotagem foi a mudança do diâmetro da suspensão dianteira para 33 mm ante a 31 mm da geração passada. Assim, a dianteira da motocicleta ficou mais robusta, balançando menos ao passar por obstáculos, o que deixa o piloto mais confiante.
    Veja a ficha técnica da Honda Bros e da Yamaha Crosser Z.

    Conclusões
    A Honda NXR 160 Bros é uma ótima compra, tanto para a cidade quanto para quem roda em trechos fora de estrada. A grande falha é a falta de ABS na roda traseira, que já a diferenciaria de sua principal rival.
    Veja os destaques positivos e negativos.
    ✅ 5ª marcha alongada traz conforto acústico e economia de combustível;
    ✅ Posição e facilidade de pilotagem;
    ❌ Falta freio ABS na roda traseira;
    ❌ Tela digital não permite conexão com celular.
    Freio traseiro da NXR 160 Bros não é equipado com ABS nem na versão topo de linha
    Divulgação | Honda

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