O que há de novo

    Polícia Civil prende foragido líder de organização criminosa atuante em Cruz Alta e região

    18 de julho de 2025

    Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana

    18 de julho de 2025

    Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste

    18 de julho de 2025
    o Facebook Twitter Instagram
    Ultimas Noticias
    • Polícia Civil prende foragido líder de organização criminosa atuante em Cruz Alta e região
    • Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana
    • Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste
    • Vereador Chico Ortiz avalia ações do primeiro semestre de 2025
    • Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”
    • Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia
    • Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições
    • Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul
    o Facebook Twitter Instagram YouTube
    zstvijui.com.brzstvijui.com.br
    • Home
    • Brasil

      Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”

      18 de julho de 2025

      Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia

      18 de julho de 2025

      Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

      17 de julho de 2025

      Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul

      17 de julho de 2025

      Mulheres são 79% dos inscritos para o programa CNH Social no Rio Grande do Sul

      11 de julho de 2025
    • Mundo

      Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

      11 de julho de 2025

      Robert Prevost, de 69 anos, dos Estados Unidos é o novo papa

      8 de maio de 2025

      Empréstimo consignado para trabalhadores CLT começa nesta sexta

      21 de março de 2025

      Comissão Especial do Rotativo aborda desafios e alternativas para o estacionamento na cidade de Ijuí

      21 de março de 2025

      Banco Central identifica vazamento de dados de usuários do Pix

      17 de março de 2025
    • Esportes

      ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

      23 de maio de 2025

      Ijuí realiza 2ª edição do Campeonato Municipal de Padel

      7 de abril de 2025

      Com objetivo de valorizar cada vez mais as categorias de base, direção do São Luiz confirma participação no Campeonato estadual Sub-15, Sub-17 e Sub-20

      11 de março de 2025

      Após a vitória em Bagé, São Luiz aguarda adversário para a decisão da Taça Farroupilha

      24 de fevereiro de 2025

      São Luiz confirmou a participação no Gauchão Sub 17 e Sub 20

      14 de fevereiro de 2025
    • Politica

      Vereador Chico Ortiz avalia ações do primeiro semestre de 2025

      18 de julho de 2025

      Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”

      18 de julho de 2025

      Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia

      18 de julho de 2025

      Plano Safra 25/26 prevê R$ 89 bilhões para agricultura familiar

      30 de junho de 2025

      Governador Eduardo Leite reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas

      27 de junho de 2025
    • Saude

      Programa do governo gaúcho disponibilizará mais 100 leitos hospitalares para suprir aumento da demanda no inverno

      7 de julho de 2025

      Audiência Pública discute obrigações legais para melhor atendimento aos idosos

      7 de julho de 2025

      HCI conclui reforma de unidade 100% SUS

      27 de junho de 2025

      Frente Parlamentar em apoio à construção do Hospital do Câncer Infantil e UTI Pediátrica do HCI é Instituída

      25 de junho de 2025

      Cerimônia de abertura da Capacitação dos Visitadores dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz acontece em Ijuí

      23 de junho de 2025
    • Economia

      Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste

      18 de julho de 2025

      Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

      11 de julho de 2025

      Audiência Pública abordará Projetos importantes para a previdência dos servidores municipais

      4 de julho de 2025

      Município de Ijuí reajusta valores de passagens do transporte coletivo urbano

      4 de julho de 2025

      Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025

      30 de junho de 2025
    • Educação

      Secretaria Municipal de Educação de Ijuí promove a Semana Municipal do Conviver

      20 de junho de 2025

      ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

      23 de maio de 2025

      Secretaria de Educação de Ijuí promove formação sobre tecnologia e inclusão

      14 de abril de 2025

      Semana Municipal de Conscientização do Autismo é oficialmente aberta em Ijuí

      2 de abril de 2025

      Governo lança dois editais da Lei de Incentivo à Cultura com investimento total de R$ 40 milhões

      1 de abril de 2025
    • + Noticias
      • Turismo
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
    zstvijui.com.brzstvijui.com.br
    Início » As origens da crise na Volkswagen
    Esportes

    As origens da crise na Volkswagen

    adminDe admin30 de outubro de 2024Nenhum comentário8 minutos lidos
    as-origens-da-crise-na-volkswagen
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Aposta no motor a combustão em detrimento do carro elétrico, altos custos de produção e elevada dependência do mercado chinês colaboraram para a crise na maior montadora da Europa. Sede da Volkswagen em Wolfsburg, na Alemanha.
    Axel Schmidt/ Reuters
    A chefe do conselho de funcionários da Volkswagen, Daniela Cavallo, anunciou nesta segunda-feira (28) a notícia bombástica: ao menos três fábricas da montadora na Alemanha estão próximas de serem fechadas, e dezenas de milhares de postos de trabalho deverão ser cortados.
    A notícia pegou de surpresa uma grande parte da opinião pública alemã, mas não os especialistas do setor. Um claro sinal de alerta já viera em setembro, quando a maior montadora de automóveis da Europa encerrou uma garantia de emprego que estava em vigor há cerca de 30 anos.
    Entre a população, o anúncio causou comoção. “Nenhuma empresa simboliza tanto o milagre econômico, a prosperidade e a reputação global dos produtos ‘made in Germany’ quanto a Volkswagen”, comentou o presidente do instituto econômico DIW, Marcel Fratzscher.
    LISTA: veja quais foram os 10 carros e picapes usados mais vendidos no Brasil
    Lucros em queda
    No papel, a Volkswagen até que está bem. De acordo com o mais recente relatório anual, em 2023 o grupo até registrou um novo faturamento recorde, de cerca de 332,3 bilhões de euros – um aumento de 15,5%.
    A maior fabricante de automóveis da Europa também registrou um aumento no lucro: o lucro operacional anual cresceu para cerca de 22,58 bilhões de euros. Em contraste com o forte crescimento das vendas, no entanto, esse foi um aumento de apenas 2%.
    Para 2024, a previsão de lucro foi revisada para baixo, apesar de ainda estar claramente no positivo. Um dos motivos para isso é a queda nas vendas, um problema que também está afetando outros fabricantes de automóveis alemães.
    Dependência do mercado chinês
    E não há perspectivas de melhora. A forte dependência do setor automobilístico alemão em relação à China, onde ele realiza cerca de um terço de seus negócios, está se mostrando fatal. Durante anos, o mercado automobilístico daquele país garantiu um rápido crescimento e bons lucros.
    Mas a situação mudou. No segundo trimestre de 2024, a Volkswagen vendeu quase um quinto a menos de carros na China. Os fabricantes chineses de carros elétricos, mais baratos e mais inovadores, estão agora superando claramente o desempenho da empresa sediada em Wolfsburg.
    O mercado de vendas europeu, por si só, não consegue compensar isso. E as novas marcas da China, que crescem rapidamente no seu próprio país, estão agora chegando com força também à Europa, com carros elétricos que muitas vezes são tecnologicamente superiores aos europeus.
    LEIA TAMBÉM
    Indústria brasileira pede aumento de imposto para frear ‘invasão’ de veículos chineses
    Por que os EUA decidiram avançar com o banimento de importação de carros chineses
    CEO da Volkswagen fala ao g1 sobre nova onda de investimentos
    Demora com o carro elétrico
    Os analistas do setor afirmam que a concorrência dos fabricantes de automóveis chineses e de outros fabricantes estrangeiros só vai aumentar e que a Volkswagen dormiu no ponto ao adiar demais a transformação rumo ao carro elétrico e, assim como toda a indústria automotiva alemã, continuar apostando nos motores a combustão.
    “Os principais mercados estão na Ásia, e lá é necessário ter carros elétricos competitivos”, ressalta especialista Helena Wisbert, do Centro de Pesquisas Automotivas, em Duisburg, na Alemanha, em entrevista ao canal Tagesschau24.
    Fratzscher também enfatiza isso: “A decisão contra o motor de combustão e a favor da tecnologia de baterias foi tomada há muito tempo, e não foi e nem seria na Alemanha, mas em todo o mundo e especialmente nos principais mercados, como a China e os EUA”, diz.
    Depois de largarem atrás, as montadoras alemãs ainda precisaram primeiro adquirir experiência no campo da eletromobilidade, explica o especialista Stefan Bratzel. No início, os custos de produção são mais altos.
    “Essa também é uma razão pela qual a situação é muito melhor na China, porque eles já adquiriram muito mais experiência e também implementaram as melhorias de eficiência correspondentes”, diz.
    Dos mais de 4 milhões de carros produzidos na Alemanha em 2023, pouco menos de um quarto era puramente elétrico.
    Abaixo da capacidade de produção
    Que fábricas na Alemanha agora corram o risco de serem fechadas também se deve ao fato de elas não estarem operando em sua capacidade máxima já há algum tempo. As vendas de carros na Europa caíram significativamente e estão 2 milhões de carros abaixo do nível pré-pandemia, argumenta a Volkswagen.
    E os especialistas não esperam um crescimento sustentável na Europa. O mercado local de automóveis é considerado estagnado.
    Em agosto, os registros de carros novos na UE caíram 18% em comparação com o mesmo mês de 2023, enquanto na Alemanha a queda foi de quase 28%. A Associação Alemã da Indústria Automotiva (VDA) está prevendo apenas 2,8 milhões de novos registros para o ano como um todo, cerca de um quarto a menos do que no ano pré-crise de 2019.
    Esse problema, portanto, não é só da VW. Em média, as fábricas das montadoras alemãs estão trabalhando com cerca de dois terços da capacidade, diz Bratzel. Segundo ele, uma fábrica deveria operar acima de 80% de sua capacidade para se manter viável.
    A situação é particularmente ruim em países da Europa Ocidental, como Alemanha, França, Itália e Reino Unido, conforme relata a revista econômica Wirtschaftswoche. Em contrapartida, países como Espanha, Turquia, Eslováquia e República Tcheca ainda atingem uma taxa de utilização de capacidade de 79%. Os salários nesses países são mais baixos do que na Alemanha.
    Elevados custos na Alemanha
    E esse é outro grande problema, na opinião de muitos especialistas: os custos de produção são muito altos na Alemanha. “A Volkswagen paga salários acima da média, mas, ao contrário dos fabricantes premium, como BMW e Mercedes, opera no segmento popular”, observa Wisbert.
    Em geral, os custos de mão de obra nas fábricas de automóveis na Alemanha são mais altos do que em qualquer outro país. Em 2023, eles eram de mais de 62 euros por hora, de acordo com a associação do setor VDA. Em comparação, eram de 29 euros na Espanha, 21 euros na República Tcheca e apenas 12 euros na Romênia.
    Apesar dos altos salários, em nenhum outro lugar da Europa foram produzidos mais carros em termos absolutos em 2023 do que na Alemanha – embora com uma tendência de queda. Para Wisbert, uma coisa é clara: “A Volkswagen não tem como evitar cortar custos se quiser se manter competitiva”.
    De acordo com Cavallo, a direção da VW está agora exigindo que todos os salários sejam cortados em 10%. A própria direção também deverá ser afetada. Além disso, não deverá haver aumentos salariais nos próximos dois anos.
    Confira o visual do novo VW Nivus
    Dianteira chinesa
    Para as montadoras alemãs, ainda mais preocupante do que os altos custos de produção é a vantagem tecnológica dos seus concorrentes da China no mercado de veículos elétricos. Graças aos generosos subsídios estatais e a medidas regulatórias, eles fizeram grandes avanços tecnológicos nos principais componentes dos veículos elétricos, como as baterias, que agora podem ser produzidas de forma mais barata.
    “A transição tecnológica abriu as portas para novos concorrentes cujos pontos fortes estão na engenharia elétrica e de baterias”, diz um relatório do instituto econômico IW, de modo que “quase um terço de todos os carros produzidos no mundo agora vem de fábricas chinesas, onde os custos de produção são significativamente mais baixos”.
    Bratzel diz que os fabricantes chineses estão em uma posição melhor no mercado de carros elétricos porque “eles ganharam muito mais experiência e implementaram melhorias de eficiência”.
    Os avanços competitivos da China estão se refletindo nos números da produção de automóveis na Europa, que mostram um declínio geral de 40% desde o ano 2000, com a França e a Itália caindo cerca de 50%.
    Carro elétrico popular na Alemanha?
    Mas como uma produção com elevados custos foi possível na Alemanha? A receita para o sucesso eram modelos premium caros que geravam altas margens de lucro. Cerca de três quartos dos carros eram exportados. Em média, um em cada cinco carros exportados foi para a China.
    Ex-mais rico do mundo, Arnault perde R$ 58 bilhões em um dia, e chineses têm tudo a ver com isso
    De acordo com o estudo do IW, a produção na Alemanha não teria sido possível com modelos de baixo custo que são vendidos em grande número, mas têm margens menores. É por isso que os fabricantes franceses e italianos, por exemplo, já há algum tempo estão transferindo sua produção para locais de custos mais baratos.
    Bratzel tem uma opinião semelhante: “É simplesmente extremamente difícil produzir veículos populares, incluindo veículos elétricos, na Alemanha.” Recentemente, a empresa e.Go, de Aachen, tentou fazer isso e acabou falindo.

    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Whatsapp Reddit Tumblr E-mail
    admin
    • Local na rede Internet

    Noticias Relacionadas

    ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

    23 de maio de 2025

    Ijuí realiza 2ª edição do Campeonato Municipal de Padel

    7 de abril de 2025

    Com objetivo de valorizar cada vez mais as categorias de base, direção do São Luiz confirma participação no Campeonato estadual Sub-15, Sub-17 e Sub-20

    11 de março de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Natureza

    Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana

    18 de julho de 2025

    Produção gaúcha de grãos deve ultrapassar 33 milhões de toneladas na safra 2024/2025

    11 de julho de 2025

    Produtores de Leite serão homenageados pelo município de Ijuí

    11 de julho de 2025

    Ijuí realiza mais uma edição da Fecolônia

    4 de julho de 2025
    Encontre Nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo
    Região

    Polícia Civil prende foragido líder de organização criminosa atuante em Cruz Alta e região

    De admin18 de julho de 20250

    A Polícia Civil, por intermédio da Delegacia de Repressão às Ações Criminosas Organizadas – DRACO…

    Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana

    18 de julho de 2025

    Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste

    18 de julho de 2025

    Vereador Chico Ortiz avalia ações do primeiro semestre de 2025

    18 de julho de 2025
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : seuemail@hotmail.com
    WhatsApp: (00)-12345-6789

    Ultimas Noticias

    Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”

    18 de julho de 2025

    Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia

    18 de julho de 2025

    Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

    17 de julho de 2025

    Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul

    17 de julho de 2025

    Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

    11 de julho de 2025
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp :(00)-00000-0000

    Celular :(00)-00000-0000.

    Celular :(00)-00000-0000

    Redação :(00)-00000-0000

    Email: seuemailaqui@hotmail.com

    Email: seuemailaqui@hotmail.com

    o Facebook Twitter Instagram Pinterest
    • Home
    • Quem Somos
    Portal News Color © 2025 Todos direitos reservados

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.