Ao apresentar o projeto que prevê a contratação de Jovem Aprendiz nas empresas, o vereador Capitão Gilmar Bischoff disse na Rádio Progresso que este é um compromisso com ele mesmo. Citou que como foi jovem aprendiz, acha necessário regulamentar esta matéria que visa dar oportunidade para inserção dos jovens ao mercado de trabalho, dando assim experiência aos mesmos, para o seu desenvolvimento futuro.
Explicou que ao conversar com empresários sobre esta necessidade, ouviu de que falta esta oportunidade aos jovens para serem incluídos no mercado de trabalho. Desta forma, acredita que possa despertar ainda mais interesse para que eles possam ser contratados pelas empresas.
Lembrou que é preciso também deixar de lado este assistencialismo, fazendo com que a população possa começar a trabalhar deste a juventude, proporcionando que eles possam ter uma renda digna. Frisou que já há uma lei federal para isto, mas seu projeto é de criar uma obrigação para empresas com mais de 100 funcionários, de contratar jovem aprendiz. O projeto foi baixado para CCJ do legislativo municipal, onde segue tramitando e buscando pareceres legais para verificar se há constitucionalidade para sua aprovação.
Outro encaminhamento do Vereador Bischoff, feito ao Poder Executivo, como sugestão, se trata da regulamentação dos serviços de transporte motorizado privado e remunerado de passageiros no município de Ijuí, que segundo ele, se faz necessária para garantir um desenvolvimento urbano organizado, promovendo a segurança, a qualidade e a acessibilidade no transporte público.
Observa que há esta necessidade de organização do Sistema de Transporte Atualmente, uma vez que a presença de aplicativos de transporte e motoristas particulares sem regulamentação pode gerar desordem no trânsito e concorrência desleal com outras modalidades. A regulamentação trará diretrizes claras para a operação desses serviços, evitando conflitos e melhorando a integração com o transporte público.
Bischoff citou que com isso, haverá mais segurança para passageiros e motoristas, permitindo a implementação de requisitos mínimos para veículos e condutores, garantindo a segurança dos usuários. Isso inclui vistorias periódicas, antecedentes criminais dos motoristas e normas para a prestação do serviço. Entende que esta é uma medida essencial para o crescimento ordenado de Ijuí, equilibrando inovação, segurança e desenvolvimento econômico.