Falando na Rádio Progresso, o deputado estadual Eduardo Loureiro, PDT, disse que desde dezembro surgem articulações sobre a possibilidade de assumir a Secretaria de Cultura do Governo do Estado. Lembrou que este é um propósito de fortalecer esta parceria entre o PDT com os demais partidos que fazem parte da base do Governo Eduardo Leite.
Loureiro frisou que já estava trabalhando com governo uma grande programação voltada aos 400 anos das Missões Jesuíticas Guaranis, onde foi concebido um grande programa de desenvolvimento com esta temática missioneira, que pretende atuar não somente na região, mas em todo o Rio Grande do Sul.
Desta forma, disse que estas conversas estão acontecendo e provavelmente na próxima semana já terá um desfecho sobre esta situação. Com isso, o deputado Loureiro entende que se o quadro se confirmar, a região pode ter uma grande representatividade para o desenvolvimento em vários setores.
Observou ainda que ao desenvolver a cultura criativa, há também a necessidade da infraestrutura, como o aeroporto regional. Citou que são vários temas de interesse da região que precisam ser retomados. Loureiro afirmou que há um convênio que deve ocorrer entre o estado e a prefeitura de Santo Ângelo, para ampliar o terminal de passageiros, com melhorias no aeroporto, que hoje possui voos regulares para Porto Alegre e SP, mas que pode ser transformado em Aeroporto Internacional.
Sobre a situação político partidária, o deputado disse que estes pontos existem também para aumentar a participação do PDT na representatividade do Governo do Estado. Destacou que isso pode ser natural visando as articulações políticas para o pleito de 2026, ampliando o desejo do partido de estar neste linha, estando no centro do espectro político, se posicionando mais distante de partidos mais radicais em nível nacional.
Fonte: Rádio Progresso