Uma importante ação do Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Social, em parceria com o Conselho Tutelar, a Rede de Proteção, o Comdica e a Unijuí promoveu a reflexão contra a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Inserido na programação do Maio Laranja, o evento reuniu crianças e adolescentes das escolas municipais e estaduais de Ijuí que, assistiram a duas peças de teatro: “Quando o segredo grita” e “No meu corpo não”, peças teatrais que trazem as temáticas de maneira mais lúdica e numa linguagem mais direcionada para o público a que se destina.
O Dia Nacional de Combate e Abuso Sexual é lembrado dia 18 de Maio, definido a partir da Lei 9970, sancionada no ano de 2000, por consequência de um triste fato que ocorreu com uma menina de 8 anos chamada Araceli Cabreira, brutalmente estuprada e assassinada em Espírito Santo e até os dias de hoje o caso não foi solucionado.
Esse alerta é para que toda sociedade fique atenta e atua para proteger crianças e adolescentes de qualquer tipo de violência ou suspeita de abuso sexual.
Em Ijuí, situações de ajuda a comunidade podem ser encaminhadas junto ao CREAS (Centro de Referência Especializado em Assistência Social), na rua José Bonifácio, 700, no centro.
O CREAS tem como objetivo ofertar atendimento em situação de violação de direitos, garantir a proteção social, promoção da cidadania, buscando por meio de atendimento, humanizado e qualificado, auxiliar na superação dessas vivências enfrentadas e fortalecer a reintegração social.
Não se omita, denuncie.
Disque 100 e ajude a combater a violência e o abuso sexual de crianças e adolescentes.
Fonte:Prefeitura de Ijuí