Aéreas, empresas de mídia, bancos e serviços de saúde foram afetados em vários países. Governo da Austrália diz que falha pode estar relacionada a empresa de segurança virtual. Apagão cibernético afeta operação de empresas aéreas, bancos e serviços de saúde pelo mundo
Um apagão cibernético está provocando atrasos em voos, além de prejudicar serviços bancários e de comunicação ao redor do mundo, nesta sexta-feira (19).
As principais companhias aéreas dos Estados Unidos paralisaram todos os voos.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo a Associated Press (AP), o apagão envolve usuários da Microsoft.
Apagão cibernético provocou atrasos e filas no Aeroporto de Madri, em 19 de julho de 2024
REUTERS/Elena Rodriguez
O governo da Austrália disse que o incidente está aparentemente relacionado a um problema global na empresa de segurança cibernética CrowdStrike.
Em um comunicado, a CrowdStrike confirmou que está ciente de falhas no sistema operacional Windows relacionada ao sensor “Falcon”.
Até a última atualização desta reportagem nenhum problema havia sido reportado no Brasil.
Segundo a rede de TV norte-americana ABC, nenhum voo da American Airlines, United e Delta deve decolar nas próximas horas. As viagens que já estão em andamento continuarão normalmente.
Tela mostra erro em casa de câmbio no Aeroporto Internacional de Hong Kong em meio a apagão global no dia 19 de julho de 2024
Tyrone Siu/Reuters
Problemas técnicos foram reportados nos maiores aeroportos da Europa e na Índia, com atrasos de voos. Em Berlim, na Alemanha, todas as decolagens ficaram suspensas por algumas horas.
Outros problemas de tecnologia foram reportados ao redor do mundo. Nos Estados Unidos, o serviço de emergência 911 ficou fora do ar no Alasca.
Serviços bancários e de mídia da Austrália foram afetados, sendo que algumas lojas fecharam temporariamente. Alguns bancos da Nova Zelândia também ficaram fora do ar.
Passageiros formam enormes filas no Aeroporto Internacional de Hong Kong em meio a apagão global no dia 19 de julho de 2024
Tyrone Siu/Reuters
No Reino Unido, o serviço de trem disse que foi afetado e pode enfrentar cancelamentos. Já o canal Sky News chegou a ficar fora do ar por dificuldades em fazer transmissões ao vivo. Além disso, sistemas de computadores do serviço público de saúde caíram.
Na Alemanha, cirurgias eletivas foram canceladas em dois hospitais.
No continente africano, um dos maiores bancos da África do Sul anunciou que enfrenta problemas, com todos os serviços afetados nacionalmente.
A Autoridade Aeroportuária de Hong Kong disse que as companhias aéreas mudaram o procedimento de check-in para manual e que voos não foram afetados.
Loja de bebidas australiana fechou temporariamente durante apagão cibernético
AAP Image/Lukas Coch via REUTERS
Jogos Olímpicos
Na França, o comitê organizador dos Jogos Olímpicos de Paris informou que enfrenta problemas de TI, a uma semana do início das competições.
“Ativamos planos de contingência para continuar as operações”, disse em comunicado.
Avião da Delta Airlines decola do Aeroporto de Lisboa e imagem de 5 de julho de 2022
Armando Franca/AP Photo/Arquivo
VÍDEOS: mais assistidos do g1
Ultimas Noticias
- Paciente de Coronel Bicaco recebe transplante renal no Hospital de Clínicas Ijuí
- Polícia Civil prende foragido líder de organização criminosa atuante em Cruz Alta e região
- Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana
- Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste
- Vereador Chico Ortiz avalia ações do primeiro semestre de 2025
- Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”
- Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia
- Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições