Além disso, foi criada a modalidade de boleto dinâmico, voltada a trazer mais segurança para pagamentos vinculados a certos títulos financeiros. O Banco Central anunciou nesta quinta-feira (12) mudanças no formato dos boletos de pagamento, que agora poderão ser quitados via Pix por meio de QR Codes. Além disso, foi criada a modalidade de boleto dinâmico, voltada a trazer mais segurança para pagamentos vinculados a certos títulos financeiros. As alterações fazem parte de uma nova resolução que busca modernizar o sistema e ampliar sua eficiência.
Uma das inovações é a inclusão de QR Codes nos boletos, permitindo que sejam pagos diretamente pelo Pix.
Já o boleto dinâmico é solução voltada à segurança, especialmente para transações relacionadas a títulos negociáveis, como duplicatas escriturais.
Os pagamentos poderão ser automaticamente direcionados ao detentor legítimo dos direitos sobre o título. Na visão do BC, isso vai eliminar riscos e garantir maior confiabilidade tanto para os devedores quanto para os financiadores desses documentos.
Essa modalidade utiliza sistemas digitais de registro autorizados pelo BC, o que reduz o risco de fraudes e facilita a automatização das transações financeiras. Pequenas e médias empresas, que dependem de crédito por meio de títulos negociáveis, serão especialmente beneficiadas pela mudança.
O BC informou que o boleto dinâmico estará disponível em até seis meses após a aprovação dos sistemas de escrituração ou registro digital que darão suporte à nova modalidade. Além disso, a resolução exige uma governança mais abrangente para o sistema de boletos, assegurando maior participação de diversos setores no modelo de gestão e transparência nas tarifas aplicadas.
Entre as medidas anunciadas, também está o estabelecimento de critérios tarifários que promovam concorrência justa, transparência e equilíbrio econômico, evitando práticas que possam limitar o acesso ao sistema.
Ultimas Noticias
- Polícia Civil prende foragido líder de organização criminosa atuante em Cruz Alta e região
- Fiscais agropecuários e policiais apreendem agrotóxicos avaliados em R$ 100 mil em Augusto Pestana
- Badesul destina R$ 10,4 milhões para modernizar rede elétrica em 72 municípios do Noroeste
- Vereador Chico Ortiz avalia ações do primeiro semestre de 2025
- Bolsonaro nega planejar fuga do Brasil e diz que está vivendo uma “suprema humilhação”
- Alexandre de Moraes afirma que Bolsonaro confessou extorsão contra a Justiça brasileira ao associar fim do tarifaço à anistia
- Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições
- Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul