Modelo apresentado nesta sexta (11) é uma prévia da empresa de Elon Musk de um futuro carro para transportar passageiros sem motorista. Produção deve começar em 2026. Cybercab é o robotáxi da Tesla, carro sem volantes e pedais, lançado em Los Angeles; imagem foi retirada de vídeo
Tesla/Divulgação via Reuters
A Tesla, fabricante de carros elétricos de Elon Musk, apresentou no início da madrugada desta sexta-feira (11), pelo horário de Brasília, o protótipo do robotáxi Cybercab, um carro sem volante nem pedais, desenvolvido para transportar passageiros sem a necessidade de um motorista.
O modelo tem dois lugares e portas que abrem para cima. A produção do veículo deve começar em 2026, segundo anúncio no evento de lançamento, em Los Angeles, nos Estados Unidos, informou a agência Reuters.
Musk, que chegou ao palco em um dos robotáxis, disse que os veículos estarão disponíveis para compra por menos de 30 mil dólares — cerca de R$ 170 mil.
“A grande maioria do tempo, os carros estão apenas parados”, disse Musk no palco. “Mas se forem autônomos, podem ser usados cinco vezes mais, talvez dez vezes mais.”
O Cybercab é o primeiro lançamento da Tesla desde o Cybertruck, apresentado como um carro quase indestrutível em 2019. Naquele ano, Musk também prometeu revelar um robotáxi.
O lançamento foi adiado mais de uma vez, e a tentativa anterior estava prevista para agosto. Segundo o bilionário, o evento não aconteceu na data prevista devido a uma mudança de última hora no visual do carro.
‘Caixa-preta’
A direção autônoma do Cybercab é baseada na técnica de “aprendizado de máquina e ponta-a-ponta”, em que o sistema é treinado para tomar decisões com base em dados brutos.
Depois de receber as informações, o sistema não tem interferência humana, o que faz ele ser apontado como uma “caixa-preta” que dificulta a responsabilização em caso de erros.
O método torna “quase impossível ver o que deu errado quando ele se comporta mal e causa um acidente”, disse um engenheiro da Tesla ouvido pela Reuters na condição de anonimato.
Rivalidade com Alphabet e Uber
O Cybercab deverá concorrer com os carros autônomos de empresas como Waymo, (da Alphabet, controladora do Google), Cruise (da General Motors) e Uber.
As adversárias costumam ter mais sensores redundantes, isto é, que funcionam como camadas extras de proteção para garantir segurança e a aprovação de reguladores para seus veículos.
Já a Tesla quer carros com câmeras mais simples que usam inteligência artificial para analisar o que está ao redor. A tática tem o objetivo de tornar os carros mais baratos, mas pode dificultar a autorização de reguladores.
Esta reportagem está em atualização.
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