Primeira prova acontece neste domingo (3) para mais de 4,3 milhões de candidatos. Folha de rascunho da Redação do Enem.
arquivo/g1
O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é: “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
Abaixo, confira como exemplo de um texto produzido pela professora e coordenadora do Curso Anglo, Daniela Toffoli, tendo como base também os textos motivadores da redação. Uma versão anterior testa reportagem mostrava exemplos que não considerava os textos motivadores.
COBERTURA AO VIVO: acompanhe a correção da prova a partir das 18h30
GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM 2024: confira a correção feita pelo Anglo
“A história do Brasil é profundamente marcada pela influência afrodescendente, resultado de mais de três séculos de escravidão que trouxeram milhões de africanos para o país. No entanto, essa herança, apesar de vasta e rica, ainda enfrenta muitos desafios para ser devidamente valorizada na sociedade brasileira. Dessa forma, entre as principais causas dessa falta de valorização, destacam-se o racismo estrutural e a insuficiência de políticas educacionais inclusivas.
Sob esse viés, é importante destacar a manutenção dessa discriminação, ao longo dos anos, como um dos principais obstáculos para a valorização da herança africana no Brasil. Nesse sentido, pode-se pensar que esse fenômeno ocorre de maneira sistemática, visto que o pensamento racista está enraizado nas instituições, de maneira a perpetuar desigualdades que marginalizam contribuições culturais e históricas dos afrodescendentes. A partir dessa perspectiva, Chimamanda Ngozi Adichie, em seus discursos sobre a importância das narrativas múltiplas, aponta que a “história única” pode desumanizar e aprisionar a percepção pública, perpetuando estereótipos, como ocorre com a cultura africana. Logo, a ausência de uma valorização adequada da heterogeneidade dessas narrativas resulta em um país onde as contribuições africanas são, frequentemente, relegadas a um segundo plano, limitando o reconhecimento e a representatividade dos afro-brasileiros.
Além disso, a falta de políticas educacionais inclusivas também contribui de modo significativo para essa desvalorização. Ainda que a legislação garanta o estudo da história e da cultura afro-brasileira, o currículo escolar tradicional ainda falha em integrar essa temática, de maneira substancial, nas escolas, e isso se deve à persistência de um modelo eurocêntrico de educação. Desse modo, Conceição Evaristo, escritora e importante voz na literatura afro-brasileira, destaca a necessidade de revisitar nossas histórias para romper com o silêncio imposto às narrativas negras, pensamento que corrobora a necessidade de acabar com o conservadorismo acadêmico. Como consequência dessa lacuna educacional, gera-se uma população desinformada sobre suas próprias raízes e um ciclo de desvalorização cultural que perpetua a desigualdade social.
Portanto, é preciso enfrentar os desafios da valorização da herança africana no Brasil. Assim, o Governo Federal, órgão responsável por reformular e executar importantes políticas públicas de inclusão, deve intensificar campanhas de conscientização sobre o racismo estrutural, por meio da promoção de palestras e seminários em empresas e escolas, a fim de educar a população sobre a importância das contribuições africanas e promover um ambiente mais inclusivo e democrático. Ademais, cabe ao Ministério da Educação revisar e implementar um currículo que integre, de forma robusta, a história e cultura africanas com o objetivo de criar uma geração de brasileiros mais conscientes e orgulhosos de sua herança multicultural, construindo um futuro de igualdade e respeito mútuo, que se distancia ainda mais do passado escravocrata brasileiro.”
Confira o tema da redação do Enem em outros anos
Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
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