Explosões e tiros foram ouvidos na sede da Indústria Aeroespacial Turca em Ancara nesta quarta (23). Serviços de emergência foram enviados ao local. Estatal aeroespacial da Turquia é alvo de ataque; ministro do interior fala em terrorismo
As instalações da Indústria Aeroespacial da Turquia, em Ancara, foram alvo de um ataque nesta quarta-feira (23). Cinco pessoas morreram e 22 ficaram feridas.
O incidente foi confirmado em primeira mão pelo ministro do Interior da Turquia, Ali Yerlikaya, que disse se tratar de um ataque terrorista. Segundo ele, dois terroristas foram neutralizados.
“Eu condeno este ataque hediondo. Nossa luta continuará com determinação e firmeza até que o último terrorista seja neutralizado. (…) Que Deus tenha misericórdia de nossos mártires, e desejo uma rápida recuperação aos nossos feridos”, disse Ali Yerlikaya.
O presidente da Turquia, Recep Tayyip Erdogan, estava na Rússia para participar da conferência do Brics, no momento do ataque.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Segundo a televisão turca “HaberTurk”, a explosão pode ter sido causada por um homem-bomba. A mídia local também relatou confrontos entre forças de segurança e os terroristas, e que há reféns. Ao todo, três grandes explosões foram registradas.
Estatal aeroespacial da Turquia é alvo de ataque em 23 de outubro de 2024; ministro do interior fala em terrorismo.
Agência Ihlas via Reuters
Vídeos divulgados pela agência de notícias Ihlas mostram terroristas saindo de um carro com fuzis e atirando em pessoas, que corriam para longe. Serviços de emergência foram enviados ao local, segundo a agência de notícias turca Anadolu.
De acordo com Yerlikaya, os ataques foram “muito provavelmente” perpetrados por membros do Partido dos Trabalhadores do Curdistão, ou PKK –considerado uma organização terrorista pelo governo turco.
O ataque ocorreu um dia depois que o líder do partido nacionalista de extrema direita da Turquia, aliado a Erdogan, levantou a possibilidade de que o líder do PKK, preso, poderia ser libertado condicionalmente se renunciasse à violência e dissolvesse sua organização.
O presidente da Rússia, Vladimir Putin, ofereceu condolências pelo atentado. A embaixada dos Estados Unidos na Turquia afirmou que “condena fortemente o ataque terrorista”.
O secretário-geral da Otan, Mark Rutte, condenou “fortemente o terrorismo em todas as suas formas”, disse que a Otan está ao lado da Turquia e estão acompanhando os desdobramentos do caso.
Empresa estatal, a Indústria Aeoroespacial Turca é a maior fabricante aeroespacial da Turquia, e atua na produção de aeronaves, helicópteros de combate, satélites e sistemas de defesa e telecomunicações. A empresa é integrada às Forças Armadas do país e emprega mais de 10 mil pessoas.
Ambulâncias fazem fila na entrada da Indústria Aeroespacial em Ancara, na Turquia, após ataque terrorista em 23 de outubro de 2024.
REUTERS/Stringer
Imagens da sede da empresa turca Tusas após ataque
X / Reprodução
Ultimas Noticias
- Município de Jóia recebe kits do Programa “Mãe Gaúcha”
- Ijuí Recebe o Fogo Simbólico da Pátria
- Defesa Civil Estadual avisa sobre possibilidade de ventos intensos nos próximos dias no Estado
- Ampla ação de saúde foi realizada no sábado em Ijuí
- Programação alusiva à Pátria está sendo organizada em Jóia
- Rotaract Club de Ijuí – Nova Geração realiza Torneio Digital para Escolha de nome do Mascote
- Bolsonaro pede autorização de Alexandre de Moraes para realizar exames
- Ijuí recepciona campeão mundial e vice de Tiro ao Prato