O que há de novo

    Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

    17 de julho de 2025

    Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul

    17 de julho de 2025

    IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi realizada em Ijuí

    17 de julho de 2025
    o Facebook Twitter Instagram
    Ultimas Noticias
    • Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições
    • Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul
    • IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi realizada em Ijuí
    • Mulher grava “chá revelação de traição” e expõe o marido na região Noroeste do Rio Grande do Sul
    • Vice-prefeito e secretário de Habitação realizam vistoria no terreno que receberá as 150 casas a serem construídas no bairro Luis Fogliatto
    • Brigada Militar de Ijuí realiza operação especial “escola segura”
    • Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”
    • Produção gaúcha de grãos deve ultrapassar 33 milhões de toneladas na safra 2024/2025
    o Facebook Twitter Instagram YouTube
    zstvijui.com.brzstvijui.com.br
    • Home
    • Brasil

      Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

      17 de julho de 2025

      Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul

      17 de julho de 2025

      Mulheres são 79% dos inscritos para o programa CNH Social no Rio Grande do Sul

      11 de julho de 2025

      Plano Safra 25/26 prevê R$ 89 bilhões para agricultura familiar

      30 de junho de 2025

      Prazo para pagar a última parcela do IPVA 2025 termina nesta segunda

      30 de junho de 2025
    • Mundo

      Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

      11 de julho de 2025

      Robert Prevost, de 69 anos, dos Estados Unidos é o novo papa

      8 de maio de 2025

      Empréstimo consignado para trabalhadores CLT começa nesta sexta

      21 de março de 2025

      Comissão Especial do Rotativo aborda desafios e alternativas para o estacionamento na cidade de Ijuí

      21 de março de 2025

      Banco Central identifica vazamento de dados de usuários do Pix

      17 de março de 2025
    • Esportes

      ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

      23 de maio de 2025

      Ijuí realiza 2ª edição do Campeonato Municipal de Padel

      7 de abril de 2025

      Com objetivo de valorizar cada vez mais as categorias de base, direção do São Luiz confirma participação no Campeonato estadual Sub-15, Sub-17 e Sub-20

      11 de março de 2025

      Após a vitória em Bagé, São Luiz aguarda adversário para a decisão da Taça Farroupilha

      24 de fevereiro de 2025

      São Luiz confirmou a participação no Gauchão Sub 17 e Sub 20

      14 de fevereiro de 2025
    • Politica

      Plano Safra 25/26 prevê R$ 89 bilhões para agricultura familiar

      30 de junho de 2025

      Governador Eduardo Leite reúne equipe para alinhar ações diante de novo alerta de chuvas intensas

      27 de junho de 2025

      Câmara de Vereadores de Ijuí terá expediente interno nesta quinta e sexta-feira

      25 de junho de 2025

      Frente Parlamentar em apoio à construção do Hospital do Câncer Infantil e UTI Pediátrica do HCI é Instituída

      25 de junho de 2025

      Processo de votação do PPA em Ijuí ocorre nesta semana

      23 de junho de 2025
    • Saude

      Programa do governo gaúcho disponibilizará mais 100 leitos hospitalares para suprir aumento da demanda no inverno

      7 de julho de 2025

      Audiência Pública discute obrigações legais para melhor atendimento aos idosos

      7 de julho de 2025

      HCI conclui reforma de unidade 100% SUS

      27 de junho de 2025

      Frente Parlamentar em apoio à construção do Hospital do Câncer Infantil e UTI Pediátrica do HCI é Instituída

      25 de junho de 2025

      Cerimônia de abertura da Capacitação dos Visitadores dos programas Primeira Infância Melhor e Criança Feliz acontece em Ijuí

      23 de junho de 2025
    • Economia

      Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

      11 de julho de 2025

      Audiência Pública abordará Projetos importantes para a previdência dos servidores municipais

      4 de julho de 2025

      Município de Ijuí reajusta valores de passagens do transporte coletivo urbano

      4 de julho de 2025

      Rio Grande do Sul registra mais de 73 mil novos postos formais de trabalho em 2025

      30 de junho de 2025

      Plano Safra 25/26 prevê R$ 89 bilhões para agricultura familiar

      30 de junho de 2025
    • Educação

      Secretaria Municipal de Educação de Ijuí promove a Semana Municipal do Conviver

      20 de junho de 2025

      ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

      23 de maio de 2025

      Secretaria de Educação de Ijuí promove formação sobre tecnologia e inclusão

      14 de abril de 2025

      Semana Municipal de Conscientização do Autismo é oficialmente aberta em Ijuí

      2 de abril de 2025

      Governo lança dois editais da Lei de Incentivo à Cultura com investimento total de R$ 40 milhões

      1 de abril de 2025
    • + Noticias
      • Turismo
      • Agro Negocios
      • Musica
      • Tecnologia
    zstvijui.com.brzstvijui.com.br
    Início » Experiências como ver um picolé derreter podem ensinar alguma coisa sobre ciências?
    Educação

    Experiências como ver um picolé derreter podem ensinar alguma coisa sobre ciências?

    Marcos Camargo Jr.De Marcos Camargo Jr.15 de setembro de 2024Nenhum comentário6 minutos lidos
    experiencias-como-ver-um-picole-derreter-podem-ensinar-alguma-coisa-sobre-ciencias?
    Participação
    o Facebook Twitter LinkedIn Pinterest E-mail

    Neste artigo, o professor da Universidade de Strathclyde discute a importância das experiências práticas no processo de aprendizagem. Se quisermos que os alunos desenvolvam seu conhecimento de ciências e sejam capazes de usá-lo no futuro, é fundamental que o foco esteja em estratégias que desenvolvam uma compreensão profunda dos conceitos e de como eles são estruturados, em vez de depender de artifícios ou experiências pontuais.
    Pexels
    Um grupo de cientistas, incluindo integrantes da Royal Society of Chemistry (sociedade científica do Reino Unido), propôs, recentemente, que experiências como lamber um picolé deveriam fazer parte do currículo de ciências. Ao saboreá-lo e, simultaneamente, ver como ele derrete – diz a proposta – as crianças aprenderiam melhor sobre o derretimento e, portanto, sobre química e física.
    Mas será que essa experiência, ou outras como modelar massa, brincar com sombras ou cavar no solo, realmente ajuda os alunos a aprender ciências?
    A utilização de exemplos e demonstrações em sala de aula pode ser uma porta de entrada útil para uma compreensão mais profunda, mas não é um atalho para o conhecimento.
    A ideia de aprender por meio de vivências tem uma longa história. Talvez esteja mais intimamente associada ao trabalho do educador John Dewey no início do século XX. Dewey, e outros educadores da época, estavam preocupados com o fato de que a ênfase na aprendizagem mecânica levaria ao “conhecimento inerte”: fatos que os alunos não conseguiriam aplicar ao mundo real.
    Uma experiência como lamber um pirulito pode, no mínimo, ser memorável, especialmente se você nunca tiver feito isso antes. Chupar um picolé ou vê-lo derreter na sala de aula levaria ao que os psicólogos chamam de memória episódica: uma lembrança de um evento em sua vida.
    Experiência e compreensão
    Entretanto, há uma diferença entre ter lembranças e ter conhecimento. Há distância enorme, por exemplo, entre ter vivenciado a Revolução Francesa e saber o que aconteceu.
    Esse último envolve um tipo diferente de memória – as semânticas. Elas se baseiam na compreensão de como as coisas funcionam e o que significam. É o tipo de memória que está em jogo quando você usa uma palavra como “pesado”, sem conexão com um objeto de peso específico. Esses entendimentos são essenciais tanto para o aprendizado científico quanto para o uso da linguagem.
    Se você parar para pensar, a maior parte do seu conhecimento não pode ser claramente vinculada a uma experiência determinada. O aprendizado, geralmente, não é um processo único – pense na quantidade de diferentes situações que um jardineiro precisa ter vivido antes de “saber” como as plantas crescem e se desenvolvem.
    Essas memórias semânticas derivam de um amálgama de muitas práticas e, às vezes, da comparação e do contraste de coisas diferentes: como entre dois tipos de plantas ou entre um picolé e um sorvete.
    Aprender sobre derretimento é semelhante. Não demonstramos o fato apenas uma vez e, bum!, os alunos aprenderam.
    O que é a educação permissiva praticada por pais em casa e por que ela está ‘enlouquecendo’ professores?
    Importância do contexto
    Compreender a ciência ou qualquer outra coisa também não se trata apenas de lembrar eventos. Os alunos precisam entender o encontro, ter sua atenção direcionada para processos semelhantes e diferentes e conhecer múltiplos exemplos.
    Para tirar o máximo proveito disso, os estudantes necessitam de conhecimento prévio suficiente sobre o que está acontecendo quando observam algo em sala de aula. Esse é um dos motivos pelos quais deixar que os alunos descubram as coisas sozinhos é uma estratégia falha.
    Esse também é outro motivo pelo qual confiar em experiências pontuais não funciona. Os alunos precisam revisitar as ideias periodicamente, cada vez trazendo mais informação e compreensão para a mesa.
    Sem um entendimento básico da ciência, há o risco de o aluno não conseguir conectar uma observação em sala de aula ao seu contexto mais amplo. Saber sobre o derretimento, por exemplo, é muito mais do que saber que um picolé derrete – envolve entender porque e em que circunstâncias isso acontece. Também inclui levar em conta que outras substâncias cotidianas derretem em temperaturas mais altas.
    Isso é importante para impedir que se tenha concepções científicas errôneas. No exemplo do picolé, os alunos podem generalizar demais as características da superfície, como a rapidez com que ele derrete ou o quanto é pegajoso, e entendê-las como características do derretimento em geral.
    Em resumo, aprender sobre a ciência, ou qualquer outra coisa, não é apenas lembrar-se de eventos vividos. Trata-se de ampliar o entendimento: a que experiência ele está ligado, de que categoria é um exemplo e como difere de outros conceitos.
    Aprendizado pessoal
    Outra afirmação notável na história do picolé foi a sugestão de que é importante promover o aprendizado “em nível pessoal”. Há pesquisas sobre isso também.
    Imagine que lhe pediram para lembrar uma lista de palavras aleatórias, como “música, brócolis, dança, garrafas plásticas, tubarões bebês”.
    Um estudo sobre a memória descobriu que as pessoas se lembravam melhor de palavras de listas como essa, se lhes fosse perguntado “você gosta disso?” em comparação com uma pergunta mais simples, de processamento de informações, como “a palavra contém a letra ‘e’?” Também nos lembramos melhor de nossas próprias posses (ou seja, o que possuímos) do que de objetos genéricos.
    Portanto, sim, há algumas evidências de que podemos reter melhor as experiências se estivermos pessoalmente envolvidos nelas. Entretanto, vale a pena observar que esses experimentos são de curto prazo. E na vida cotidiana, podemos realmente gostar e nos envolver diretamente com algo, como um livro ou uma conversa, mas esquecer os detalhes em algumas semanas ou meses.
    Em parte, é por isso que as pessoas escrevem diários. As lembranças de nossas vidas são efêmeras e se perdem facilmente com o tempo. Às vezes, essas memórias são distorcidas ou até mesmo inteiramente imaginadas – falsas memórias. É arriscado basear o aprendizado de ciências nesse tipo de memória.
    Se quisermos que os alunos desenvolvam seu conhecimento de ciências e sejam capazes de usá-lo no futuro, é fundamental que o foco esteja em estratégias que desenvolvam uma compreensão profunda dos conceitos e de como eles são estruturados, em vez de depender de artifícios ou experiências pontuais.
    Tudo isso sem falar na praticidade de armazenar um picolé para cada aluno da escola, distribuí-lo em sala de aula ou limpá-la depois.
    *Jonathan Firth é professor sênior em Educação na Universidade de Strathclyde.
    **Este texto foi publicado originalmente no site da The Conversation Brasil.

    Participação. o Facebook Twitter Pinterest LinkedIn Whatsapp Reddit Tumblr E-mail
    Marcos Camargo Jr.

    Noticias Relacionadas

    Secretaria Municipal de Educação de Ijuí promove a Semana Municipal do Conviver

    20 de junho de 2025

    ZS TV transmitiu todos os jogos da Taça Virtude de Futsal do CEAP celebrando integração entre os pais

    23 de maio de 2025

    Secretaria de Educação de Ijuí promove formação sobre tecnologia e inclusão

    14 de abril de 2025

    Deixe uma resposta Cancelar resposta

    Natureza

    Produção gaúcha de grãos deve ultrapassar 33 milhões de toneladas na safra 2024/2025

    11 de julho de 2025

    Produtores de Leite serão homenageados pelo município de Ijuí

    11 de julho de 2025

    Ijuí realiza mais uma edição da Fecolônia

    4 de julho de 2025

    Plano Safra 25/26 prevê R$ 89 bilhões para agricultura familiar

    30 de junho de 2025
    Encontre Nos
    • Facebook
    • Twitter
    • Instagram
    • YouTube
    • Whatsapp
    • TikTok
    Mundo
    Brasil

    Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

    De admin17 de julho de 20250

    O Juiz de Direito João Gilberto Engelmann, da Vara Judicial da Comarca de Ibirubá, indeferiu,…

    Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul

    17 de julho de 2025

    IV Conferência Municipal de Políticas para Mulheres foi realizada em Ijuí

    17 de julho de 2025

    Mulher grava “chá revelação de traição” e expõe o marido na região Noroeste do Rio Grande do Sul

    14 de julho de 2025
    Quem Somos

    Somos um dos maiores portais de noticias de toda nossa região, estamos focados em levar as melhores noticias até você, para que fique sempre atualizado com os acontecimentos do momento.

    Em caso de duvidas fale conosco.

    Email : seuemail@hotmail.com
    WhatsApp: (00)-12345-6789

    Ultimas Noticias

    Juiz nega pedido para remoção de vídeo de “chá revelação” que expôs traições

    17 de julho de 2025

    Menino de 3 anos tem queimaduras após cair em fogueira em escola no Rio Grande do Sul

    17 de julho de 2025

    Trump diz que poderá conversar com Lula em “algum momento” sobre tarifas, mas “não agora”

    11 de julho de 2025

    Mulheres são 79% dos inscritos para o programa CNH Social no Rio Grande do Sul

    11 de julho de 2025

    Plano Safra 25/26 prevê R$ 89 bilhões para agricultura familiar

    30 de junho de 2025
    Anuncie em Nosso Portal

    WhatsApp :(00)-00000-0000

    Celular :(00)-00000-0000.

    Celular :(00)-00000-0000

    Redação :(00)-00000-0000

    Email: seuemailaqui@hotmail.com

    Email: seuemailaqui@hotmail.com

    o Facebook Twitter Instagram Pinterest
    • Home
    • Quem Somos
    Portal News Color © 2025 Todos direitos reservados

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.