Abbas Araqchi, ministro das Relações Exteriores iraniano, afirmou que mundo vai enfrentar ‘consequências catastróficas como nunca antes’ caso crise no Oriente Médio não seja controlada. O ministro das Relações Exteriores do Irã, Abbas Araqchi, disse que o país não ficará indiferente em caso de uma guerra total entre Israel e Hezbollah. A afirmação foi feita nesta quarta-feira (25), logo após a reunião do Conselho de Segurança da ONU sobre a situação no Oriente Médio.
Pouco antes, o enviado de Israel nas Nações Unidas disse que o Irã era a “aranha no centro da teia da violência” no Oriente Médio. Para ele, não haverá paz na região até que “a ameaça seja desfeita.
Abbas rebateu as declarações, acusando Israel de promover uma campanha genocida. O iraniano disse que os militares israelenses estão repetindo com o Líbano o que fizeram na Faixa de Gaza.
“Os líderes israelenses devem entender que seus crimes não ficarão impunes. O caminho para a desescalada está claro. Israel deve parar imediatamente seus ataques a Gaza e ao Líbano”, disse.
Segundo Abbas, o Oriente Médio está “à beira de uma catástrofe em larga escala”. O chanceler disse ainda que o mundo enfrentará “consequências catastróficas como nunca antes” caso a crise não seja controlada.
“O Conselho de Segurança deve intervir para restaurar a paz e a segurança. O Irã alertou sobre as consequências dos atos maliciosos de Israel na região. A comunidade internacional não pode ignorar o papel dos Estados Unidos e seus aliados em permitir as atrocidades de Israel”, afirmou.
Questionado sobre o apoio ao Hezbollah, Abbas afirmou que o Irã só apoia o grupo extremista em casos de defesa do Líbano e dos cidadãos libaneses.
Abbas Araghchi, ministro das Relações Exteriores do Irã, em 25 de setembro de 2024
REUTERS/David Dee Delgado
Ultimas Noticias
- Serviço especializado de saúde da pessoa idosa será oferecido em Tenente Portela
- Médico Psiquiatra Dr. Bruno Guidolin proferiu a palestra em alusão ao setembro amarelo.
- Município cobra melhorias de recomposição asfáltica pós obras da Corsan
- Prefeitura de Jóia iniciou coleta seletiva do lixo
- Vereador Busnello apresenta emenda aditiva ao PPA para construção de rua coberta em Ijuí
- Vereador cobra falta de concurso público em Ijuí
- Ijuí é o segundo município mais competitivo do RS
- HCI reúne prefeitos da região para apresentar serviços e ouvir demandas da saúde