Um ato realizado no final da tarde desta quinta-feira,26, na sala de sessões do Legislativo de Ijuí, apresentou o balanço das principais ações desenvolvidas pela gestão 2024 da Câmara de Vereadores.
O presidente José Ricardo Adamy da Rosa, esteve acompanhado dos vereadores Chico Ortiz e Rodrigo Noronha, primeiro e segundo vice-presidentes, respectivamente, e do vereador Bira Erthal, 2º Secretário da mesa diretora.
Todos destacaram a importância do Poder Legislativo para o município, com muitas ações sendo realizadas envolvendo os mais diversos segmentos da comunidade. Adamy disse que foram cerca de R$10 milhões devolvidos para o executivo, sugerindo investimentos nos mais diversos setores. Estes recursos fazem parte do orçamento da câmara que não foi utilizado pelos vereadores, mas investidos pela prefeitura na saúde, educação e outras áreas.
Lembrou ainda que outra ação criada foi a possibilidade de cada vereador poder indicar, a partir do orçamento de 2026, emendas impositivas. Trata-se de recursos do orçamento do legislativo que poderá ser destinado um valor por cada vereador, para ser investido em ações em prol da população.
O Legislativo também realizou neste ano, o projeto para reforma das instalações da Câmara de Vereadores. Como o prédio é antigo é necessita com urgência de melhorias, foi elaborado o projeto que deverá agora passar por licitação, a fim de executar as obras nos três pisos da sede.
Adamy disse que o projeto consta de muitas melhorias em todas as áreas, além de 19 gabinetes para os vereadores. Lembrou que a partir de 2025, Ijuí terá 17 representantes na casa, mas quando o município ultrapassar 100 mil habitantes, este número poderá se elevar para 19 edis.
Ele agradeceu a todos que compareceram ao evento de ontem,26, destacando que este foi um fato inédito de prestação de contas do legislativo para à comunidade.