TV Ao Vivo

Parceria regional: Bozano propõe repasse de sobras do Legislativo ao HCI para reforma de leitos

Indicação de sugestão para que as sobras de recursos financeiros do Legislativo, referentes ao exercício de 2025, sejam destinadas ao HCI

Parceria regional: Bozano propõe repasse de sobras do Legislativo ao HCI para reforma de leitos
Parceria regional: Bozano propõe repasse de sobras do Legislativo ao HCI para reforma de leitos (Foto: Reprodução)

O Hospital de Clínicas Ijuí (HCI) participou da Sessão Ordinária da Câmara de Vereadores de Bozano, realizada nesta segunda-feira, 15, representado pelo presidente Douglas Prestes Uggeri e pelo diretor de Relações Institucionais, Allan Fonseca.


Na ocasião, o presidente do Legislativo, Elton Schwancke, apresentou ao Executivo Municipal — representado pelo prefeito Geder Mori e pelo vice-prefeito Clovis Copetti — uma indicação de sugestão para que as sobras de recursos financeiros do Legislativo, referentes ao exercício de 2025, sejam destinadas ao HCI. Os recursos deverão contribuir para a reforma dos leitos da unidade de Clínica Cirúrgica, que é 100% destinada a usuários do Sistema Único de Saúde (SUS).


Ainda não há uma estimativa precisa do valor das sobras do Legislativo de Bozano, porém o parlamentar espera que o montante alcance os R$ 90 mil necessários para a reforma de um quarto. “Não há quem seja da região que nunca tenha precisado de atendimento do HCI, e essa é uma forma de valorizar e devolver um pouco do que o hospital faz pela população de toda a região, incluindo o município de Bozano”, destacou Schwanke.


Em sua manifestação, o presidente do HCI, Douglas Prestes Uggeri, reforçou a parceria consolidada com o município de Bozano. “Bozano sempre esteve ao nosso lado, contribuindo na reforma dos leitos da Covid-19 e da Clínica Médica. Não poderia ser diferente neste momento. Agora, com a necessidade de reforma dos leitos SUS da unidade de Clínica Cirúrgica, não esperávamos outra postura deste município, que é um dos que mais abraçam e valorizam o HCI. Nossa luta é permanente: melhorar as condições para os pacientes, oferecer um parque tecnológico completo e contar com profissionais capacitados para garantir atendimentos de excelência. Agradecemos aos vereadores e ao prefeito Geder Mori, que acreditam no HCI. Tenham a certeza de que esse recurso será bem aplicado na saúde”, afirmou.


Além do Legislativo de Bozano, a Prefeitura de Catuípe, liderada pelo prefeito Paulo Dalla Corte, já confirmou que viabilizará a reforma de um quarto da Clínica Cirúrgica. Também estão em tratativas os municípios de Coronel Barros, Joia e Ijuí, que já sinalizaram interesse em contribuir com a obra, orçada em R$ 1,2 milhão.


Sobre a Clínica Cirúrgica

A Unidade de Clínica Cirúrgica conta com 28 leitos, distribuídos em quatro enfermarias e seis quartos semi-privativos. Parte dos ambientes de apoio já começou a ser reformada com recursos próprios do hospital. Atualmente, a unidade encontra-se temporariamente fechada para obras, com os pacientes realocados para outras áreas de internação. A reforma dos quartos deverá iniciar assim que o aporte financeiro estiver disponível na conta da instituição.