‘Se um atleta não for assumido ou vier de um país onde ser LGBTQ+ é perigoso ou ilegal, usar o Grindr pode colocá-lo em risco’, justifica o app ao ser questionado sobre as reclamações de usuários sobre ferramentas desabilitadas. Americano que mora em Paris fez print da ferramenta bloqueada
Reprodução/X
Quando os atletas começaram a chegar à Vila Olímpica em Paris, no começo desta semana, relatos de vários usuários do X revelaram que o Grindr, aplicativo de relacionamento para a comunidade LGBTQIA+, estava com algumas de suas funções bloqueadas e a medida causou polêmica.
A ferramenta em que os usuários do app podem explorar quem está por perto através de um mapa não está funcionando nos arredores do alojamento dos atletas e o g1 procurou o Grindr para confirmar a informação e entender a decisão.
Além de confirmar a medida, por causa da intensa repercussão, o aplicativo expôs em seu site tudo que planejou para aumentar a privacidade dos atletas na Olímpiada e justificou:
“Se um atleta não for assumido ou vier de um país onde ser LGBTQ+ é perigoso ou ilegal, usar o Grindr pode colocá-lo em risco de ser exposto por indivíduos curiosos que podem tentar identificá-lo e expô-lo no aplicativo”.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
A preocupação é justificada: em 2016, durante os Jogos do Rio, um jornalista britânico usou a ferramenta para escrever um artigo expondo atletas homossexuais. É por isso que, nas Olimpíadas de Inverno de 2022 em Pequim, o Grindr tomou a decisão de desabilitar recursos baseados em localização dentro da Vila Olímpica e outros locais esportivos pela primeira vez.
“Era nossa maneira de garantir que atletas LGBTQ+ pudessem se conectar uns com os outros autenticamente sem se preocupar com olhares curiosos ou atenção indesejada”, afirma o app.
Usuário mostra ferramenta de busca do Grindr bloqueada
Reprodução/X
Além de desabilitar os recursos “Explorar” e “Roaming” na Vila Olímpica, a opção “mostrar distância” também será desativada por padrão, mas os usuários podem compartilhar sua distância aproximada se decidirem ativá-la.
Segundo o Grindr, os usuários também ganharam mais controles de privacidade; veja quais são eles:
Enviar mensagens ilimitadas que desaparecem e cancelar o envio depois que elas forem enviadas, independentemente de ser um usuário premium ou gratuito.
Desativar capturas de tela para imagens de perfil e mídia no bate-papo.
Vídeos privados estão desativados na Vila Olímpica.
Acessar o recurso ‘Denunciar um bate-papo recente’ em Configurações para relatar quaisquer preocupações em 24 horas, junto com nossos outros recursos de segurança aprimorados.
Ultimas Noticias
- Senador Mourão visita o HCI e destaca aplicação eficiente de recursos destinados à instituição
- Educação de Jovens e Adultos na rede estadual gaúcha: matrículas abertas até 4 de agosto
- Senador Mourão fez entrega em Ijuí de emenda de R$ 1 milhão ao CISA
- Encerra nesta semana a Campanha do Agasalho em Ijuí
- Governo gaúcho assina manifesto em prol da retomada de investimentos para ferrovias da Região Sul do País
- Avaliação para promoções de mais de 28 mil professores da Rede Estadual gaúcha inicia em agosto
- Sabor que Aquece entrega sopas aos moradores dos bairros Tancredo Neves e Boa Vista
- Paciente de Coronel Bicaco recebe transplante renal no Hospital de Clínicas Ijuí