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    Início » Projetos de educação antirracista de escolas da capital são vencedores do 6º Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais
    Educação

    Projetos de educação antirracista de escolas da capital são vencedores do 6º Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais

    LanceDe Lance9 de novembro de 2024Nenhum comentário8 minutos lidos
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    Professoras da rede municipal conquistaram prêmio com metodologias que incluem brincadeiras, contação de histórias, e até um dicionário antirracista. Resultados foram divulgados na segunda-feira (4) e entrega da premiação ocorrerá no dia 14 de novembro. Professoras da rede municipal conquistaram prêmio com metodologias que incluem brincadeiras, contação de histórias, e até um dicionário antirracista
    Arquivo/Seme
    Quatro projetos de educação antirracistas da rede municipal de Rio Branco foram vencedores no 6º Prêmio Acreano de Educação das Relações Étnico-Raciais, organizado pelo Fórum Permanente de Educação Étnico-Racial do Estado do Acre (FPEER/AC).
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    Três professoras e uma gestora de unidade de ensino da rede municipal conquistaram prêmios com metodologias que incluem brincadeiras, contação de histórias, e até um dicionário antirracista. (Veja abaixo)
    Os resultados foram divulgados nessa segunda-feira (4) e a cerimônia de entrega do prêmio ocorrerá no dia 14 de novembro.
    Prêmio busca valorizar iniciativas que contribuam para uma educação mais inclusiva
    Arquivo/Seme
    O FPEER é uma entidade não-governamental criada em 2008 e é composto por diversas instituições e todos os anos lança a premiação para evidenciar iniciativas que contribuem para a promoção da igualdade racial nas escolas.
    “Sabemos que ações como essas visam garantir uma educação que supere o racismo e as desigualdades geradas por ele, além de promover a intensificação da construção da identidade dessas crianças”, destacou a secretária Nabiha Bestene.
    Quatro projetos da rede de ensino da capital foram premiados
    Arquivo pessoal
    As profissionais e os projetos da educação municipal que venceram o prêmio são:
    Joana Marques de Lima Saar Xavier
    Joana Marques de Lima Saar Xavier organizou projeto “Brincadeiras Para Infância Antirracista”
    Arquivo pessoal
    Professora da Creche Sagrado Coração de Maria, com o projeto “Brincadeiras para Infância Antirracista”, na modalidade ensino infantil.
    Áurea Maria Ferreira de Souza
    Áurea Maria Ferreira de Souza desenvolveu projeto “Contos africanos: O Casamento da Princesa”
    Arquivo pessoal
    Professora da Escola Maria Aldeiza Rodrigues Pereira, com o projeto “Conto Africano: ‘O Casamento da Princesa’”, na modalidade ensino infantil.
    Maria Antônia da Silva de Souza
    Gestora Maria Antônia da Silva de Souza foi premiada pelo projeto “Sexta Cultural – Cultura Africana e Indígena”
    Ar
    Gestora da Escola Francisco de Paula Leite Oiticica Filho, com o projeto “Sexta Cultural – Cultura Africana e Indígena”, na modalidade ensino fundamental (anos iniciais).
    Rosana Nobre de Souza
    Rosana Nobre de Souza desenvolveu dicionário antirracista com alunos do 5º ano
    Arquivo pessoal
    Professora na Escola Álvaro Vieira da Rocha, com o projeto “Dicionário antirracista – o conhecimento liberta”, na modalidade ensino fundamental (anos iniciais).
    Valorização da herança africana no Brasil
    Comentários da redação Enem 2024.
    Arte/g1
    O tema da redação do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) 2024 é “Desafios para a valorização da herança africana no Brasil”.
    GABARITO EXTRAOFICIAL DO ENEM
    PROGRAMA AO VIVO CORRIGE QUESTÕES DO ENEM
    ✍️Para Daniela Toffoli, do Curso Anglo, o tema não é óbvio, mas segue o padrão do Enem.
    “Nunca é aquilo que está muito na mídia, então é bem a cara do Enem. De certa forma, era esperado por não ser um tema óbvio. Em termos de padrão de como o Enem cobra seus temas, é bem padrão mesmo. Ou seja, como nos últimos anos, é um grupo da sociedade que está tendo seus direitos humanos, de certa forma, infringidos”.
    📚 A professora reforça que é difícil saber exatamente a linha da redação sem o conhecimento dos textos motivadores, que apoiam a proposta na prova. Ainda assim, ela diz que é possível esperar que o aluno:
    Aponte meios de inclusão do grupo na sociedade;
    Relacione o tema à herança cultural, religiosa, entre outras;
    Enumere causas que levaram à desvalorização dessa herança africana;
    Relembre o passado histórico escravocrata e de desvalorização;
    Discorra sobre as consequências de tudo isso;
    Proponha uma conscientização, políticas de educação e meios de inclusão dessa herança.
    Tema da redação do Enem 2024
    Divulgação/Inep
    Influência na identidade
    O diretor de ensino e inovações do SAS Educação, Ademar Celedônio, afirma que o aluno vai precisar fazer uma análise crítica da situação e propor uma intervenção que contribua para a valorização da cultura afro-brasileira e o reconhecimento dessas suas influências.
    “Então, de alguma maneira, ele deveria, pelo menos, abordar, por exemplo, a influência da cultura africana, seja na identidade brasileira, seja na própria linguagem”, afirma.
    Impacto na cultura brasileira
    Thiago Braga, autor e professor do Colégio e Sistema pH, pontua que o tema é absolutamente relevante para ser discutido pelos jovens brasileiros em 2024.
    “A herança africana no Brasil é extremamente importante para a formação do que chamamos de cultura brasileira em diversos aspectos, como linguístico, religioso, cultural de maneira geral. E, muitas vezes, há uma dissociação quando percebemos esses elementos culturais, e desvalorização dessa raiz africana”.
    Tema de nível fácil
    Tanay Gonçalves, professora da Plataforma Professor Ferretto, considera o tema de nível fácil, com palavras típicas do Enem. “Não é algo difícil de ser feito porque é algo que normalmente os alunos já treinam. Apontar os desafios para daí trazer ideias para valorizar ainda mais”, analisa.
    Ela ainda destaca que diferentes aspectos do tema podem ser discutidos, como questão da língua, culinária, dança, religiosidades e vários outros costumes.
    Assunto abrangente
    Felipe Rico, assessor pedagógico da plataforma Redação Nota 1000, avalia que o tema não era tão esperado, mas considera que alunos que se prepararam bem antes do exame podem não ter sido pegos de surpresa. Segundo ele, a frase temática é abrangente e permite aos candidatos abordar diversos assuntos relacionados à herança africana, como aspectos religiosos, histórico escravocrata do país.
    Essencial e oportuno
    Danielle Capriolli, professora e coordenadora de língua portuguesa do Ensino Médio da Escola Bilíngue Pueri Domus, diz que o tema é essencial e oportuno, permitindo um momento de reflexão sobre cultura, história e contribuições africanas como aspectos fundamentais para a cultura brasileira.
    Tradições e influências
    Maria Aparecida Custódio, professora de Redação do Objetivo, analisa que o tema proposto tem um forte contexto no Brasil. “Inegavelmente, devem ter sido levados em conta os 300 anos de escravidão, e também todos os costumes, tradições e influências [africanos], como da gastronomia, da dança, da religião, sobre os brasileiros”, diz a professora do Objetivo.
    Combater o racismo
    A coordenadora de Língua Portuguesa, Literatura e Redação do Elite Rede de Ensino, Caroline Lucena da Silva, diz que a palavra ‘desafios’ é importante para que o candidato reflita sobre o que de fato impede o Brasil de reconhecer e valorizar suas raízes africanas.
    “O caminho mais prático, e que provavelmente será escolhido por muitos candidatos, é combater as práticas racistas ainda muito presentes no país, como atos de preconceito explícito contra indivíduos negros”, avalia Caroline Lucena.
    Parte de um movimento decolonial
    Jéssica Dorta, coordenadora da equipe redação da Oficina do Estudante, aponta que a valorização da herança africana no Brasil é parte de um movimento decolonial e descentralizador que tem ganhado força nos últimos anos.
    “Não se trata apenas de compreender as forças violentamente opressoras que atingiram o povo africano e os afrodescendentes no Brasil, mas de evidenciar as vozes africanas como constituidoras e fundadoras da nação brasileira”, diz.
    Debate Racial
    Nayara de Barros, coordenadora de Redação do Etapa, indica um dos caminhos possíveis para os candidatos.
    “Os estudantes poderiam tratar do debate racial que tem havido no campo da educação. O próprio conceito de racismo estrutural poderia ser mencionado, em relação ao racismo como parte da estrutura social, um sistema que se manifesta nas relações políticas, econômicas e jurídicas, que vai se apresentar também como um desafio à valorização dessa herança nas mais diversas instâncias. O importante é que os estudantes se concentrem na herança brasileira”.
    Confira o tema da redação do Enem em outros anos
    Enem 2023 – “Desafios para o enfrentamento da invisibilidade do trabalho de cuidado realizado pela mulher no Brasil”
    Enem 2022 – “Desafios para a valorização de comunidades e povos tradicionais no Brasil”
    Enem 2021 – “Invisibilidade e Registro Civil: garantia de acesso à cidadania no Brasil”
    Enem 2020 – “O estigma associado às doenças mentais na sociedade brasileira”, na versão impressa; e “O desafio de diminuir a desigualdade entre regiões no Brasil”, na digital.
    Enem 2019 – “Democratização do acesso ao cinema no Brasil”
    Enem 2018 – “Manipulação do comportamento do usuário pelo controle de dados na internet”
    Enem 2017 – “Desafios para a formação educacional de surdos no Brasil”
    Enem 2016 – “Caminhos para combater a intolerância religiosa no Brasil”
    Enem 2015 – “A Persistência da Violência contra a Mulher na Sociedade Brasileira”
    Enem 2014 – “Publicidade infantil em questão no Brasil”
    Veja dicas de alunos que tiraram nota mil na redação do Enem 2022
    VÍDEOS: g1

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