Líder do Partido Trabalhista, Starmer quase desistiu da política em 2019. Ele se descreve como ‘socialista’ e ‘progressista’. Keir Starmer, líder do Partido Trabalhista e favorito para se tornar primeiro-ministro, vota em Londres, em 4 de julho de 2024.
Vadim Ghirda/AP
O advogado Keir Starmer, de 61 anos, se tornou nesta sexta-feira (5) o novo primeiro-ministro do Reino Unido.
Starmer, que quase desistiu da política, acabou conseguindo devolver ao Partido Trabalhista, de centro-esquerda, o poder do Reino Unido após 14 anos de governo conservador.
Em uma vitória esmagadora e história das eleições realizadas na quinta-feira (5), os trabalhistas levaram 412 assentos dos 650 disponíveis no Parlamento do Reino Unido . Já os conservadores perderam mais de 200 cadeiras, e, até a última atualização desta reportagem, ficaram com 121.
✅ Clique aqui para seguir o canal de notícias internacionais do g1 no WhatsApp
Quase desistiu da política
Keir Starmer discursa no Reino Unido
Starmer é de uma família de trabalhistas — ele foi até mesmo batizado em homenagem ao fundador do partido, Keir Hardie—, na região de Surrey. Graduado em direito pela Universidade de Leeds, fez pós-graduação na Universidade Oxford.
O político trabalhou como advogado especializado em direitos humanos. Ainda no direito, foi membro do Ministério Público, tendo chegado até mesmo a ser diretor do órgão. Em 2014, recebeu o título de cavaleiro.
No ano seguinte, ele foi eleito para o Parlamento. Como parlamentar, foi porta-voz dos trabalhistas para temas ligados à imigração e também para o Brexit, a saída da União Europeia. Starmer assumiu a liderança do Partido Trabalhista em 2020.
O líder anterior, Jeremy Corbyn, era considerado mais radical. Ele deixou a presidência depois de uma derrota eleitoral significativa em 2019. Starmer é tido como um político mais de centro-esquerda do que Corbyn.
Em 2021, quando os trabalhistas perderam o distrito de Hartlepool depois de décadas, Starmer chegou a se questionar se deveria continuar na política, de acordo com a agência de notícias Reuters.
A derrota em Hartlepool foi um golpe para ele, segundo a biografia “Keir Starmer: The Biography”, e Starmer só seguiu na política depois de ser convencido disso pela esposa e por assessores.
Ele conseguiu mudar a cara do Partido Trabalhista: Starmer administrou o grupo com disciplina e proibiu que os parlamentares fizessem promessas sem orçamento para isso.
O político também abandonou algumas de suas ideias. Por exemplo, ele chegou a militar pela estatização de serviços concessionados, como água e luz, mas depois passou a defender que as empresas particulares teriam mais capacidade de atuar para reanimar a economia.
Agora ele é o líder de um partido que pode voltar ao poder e vai assumir um país que enfrenta problemas no serviço público de saúde e uma alta no custo de vida.
Montagem mostra Rishi Sunak e Keir Starmer
AP
Ultimas Noticias
- Manutenção em adutora e interligação de redes pode interromper abastecimento de água terça-feira
- Filiação de Leite ao PSD estaria certa, dizem lideranças do partido
- Ijuí recebe mais um grande empreendimento, dessa vez na área da cultura
- Programa Qualifica + Ijuí profissionaliza mulheres no curso de Processamento de Hortaliças
- Prefeito Andrei Cossetin se reúne com Polícia Civil
- PRF atende acidente fatal na BR 472 em Santo Cristo
- Programa Qualifica+ Ijuí forma primeira turma de 2025
- Secretaria de Educação de Ijuí promove formação sobre tecnologia e inclusão